Três Coringas: Edição final da HQ mostra novo detalhe sobre o passado do Coringa

Capa da Publicação

Três Coringas: Edição final da HQ mostra novo detalhe sobre o passado do Coringa

Por Raphael Martins

Anunciada e depois adiada por cinco anos, a saga Batman: Três Coringas finalmente chegou ao seu final nos Estados Unidos. Não é surpresa para ninguém que ela termine com a vitória do morcego, mas a revelação feita no encerramento da história, nenhum fã poderia ter esperado.

Toda a premissa da minissérie seria a de que sempre existiram três versões do vilão à solta pelo universo DC: o Criminoso, que seria o original da era de ouro; o Palhaço, que matou Jason Todd; e o Comediante, responsável por deixar a Batgirl paraplégica em A Piada Mortal. Mas conforme a história prosseguia, o Palhaço e o Criminoso acabam morrendo, deixando apenas o Comediante na jogada.

Em Batman: Three Jokers #3 (via ComicBook) Batman está levando o Comediante preso em uma van da polícia de Gotham, onde ele revela que, de fato, ele era o Coringa original, uma força do caos destinada a enfrentar o morcego para sempre. Ele também revela que sempre soube que Bruce Wayne e o Batman eram a mesma pessoa, mas que jamais revelará isso a ninguém, pois isso significaria que a eterna batalha entre os dois teria seu fim.

Contudo, o herói estava, como sempre, um passo à frente de seu arqui-inimigo. Ele revela para Alfred que também sempre soube que o Comediante era o verdadeiro Coringa, e que tem um motivo muito importante para nunca ter revelado seu nome real para ninguém: ele está protegendo, há muitos anos, a esposa e o filho do Coringa, cuja localização apenas o cavaleiro das trevas sabe, para poupá-los do legado de sangue e loucura do criminoso.

Este final praticamente confirma que a história de origem do vilão contada em A Piada Mortal é de fato verdadeira, exceto por seu final. Ao invés de sua esposa morrer em um incêndio, ela conseguiu escapar com a ajuda da polícia e agora vive isolada no Alaska, sendo vigiada protegida pelo Batman em pessoa. Isso deu ao herói e seu maior inimigo uma ligação ainda mais profunda, e com sorte, o Coringa nunca descobrirá o paradeiro de sua prole.

Confira também nossa lista aqui embaixo: