Supernatural: Misha Collins, o Castiel, comenta final polêmico

Capa da Publicação

Supernatural: Misha Collins, o Castiel, comenta final polêmico

Por Gabriel Mattos

O final agridoce de Castiel em Supernatural tem dado muito o que falar. Misha Collins, que viveu o anjo na série, decidiu comentar após uma frase polêmica da dublagem em espanhol.

Na cena original, quando Castiel declara o seu amor ao protagonista Dean Winchester, ele responde com um dúbio “Não faça isso“.  Alguns fãs interpretaram como um desencorajamento a seu sacrifício, que ele faz logo após a declaração, outros como uma recusa em reconhecer os sentimentos amorosos de Castiel.

Na dublagem em espanhol essa frase foi alterada para “E eu (amo) você“, algo que muda bastante o que Dean diz, deixando menos ambíguo. Isso gerou discussões acaloradas na internet sobre censura e um possível final alternativo pra série.

Para esclarecer as coisas, Misha Collins se pronunciou em seu Twitter:

“Nunca houve conspiração na emissora ou no elenco de Supernatural para apagar ou minimizar a representatividade da narrativa, assim como nunca houve outro final para aquele episódio. O Dean simplesmente estava muito atordoado para responder direito.”

Ele ainda defende que Cas é um personagem que revoluciona a representatividade gay. Ele discorda que ele entre no clichê de “enterre seus gays” — prática dos estúdios de quase sempre matar tais personagens. Para ele, o final de Cas reforça o poder do amor:

“Sua declaração de amor salva o Dean, permitindo que ele e Sam salvem toda a humanidade. E o Cas nem morreu de verdade! Ele foi reconstruir o Céu. Estou orgulhoso que a mensagem final de meu personagem foi: ‘expressar quem você é de verdade, se permitir amar quem você realmente ama, aberta e honestamente, pode literalmente salvar o mundo. No final, coisas boas vão acontecer e por elas vale a pena lutar.’ Amo todos vocês!”

O que você achou do final definitivo de Supernatural? Concorda com a interpretação de Misha Collins? Conta para a gente nos comentários.

Confira também 10 fatos e curiosidades sobre Castiel: