Rosario Dawson, a Ahsoka Tano de The Mandalorian, responde acusações de transfobia

Capa da Publicação

Rosario Dawson, a Ahsoka Tano de The Mandalorian, responde acusações de transfobia

Por Leo Gravena

Em uma nova entrevista com a Vanity Fair, Rosario Dawson falou bastante sobre como foi interpretar Ahsoka Tano no novo episódio de The Mandalorian. Mas a atriz também falou pela primeira vez sobre as alegações de transfobia que tem a seguido desde ano passado.

Ano passado, Rosario Dawson, junto de outros membros de sua família, foi acusada de ser transfóbica por um antigo empregado, sendo processada judicialmente por ele. Os detalhes do caso fizeram com que vários fãs da atriz se virassem contra ela, a atacando em redes sociais e dizendo que não iriam assistir mais nada que ela estrelasse.

Contudo, nos últimos meses, quase todas as alegações foram retiradas e agora, a atriz falou sobre as acusações. Quando perguntada sobre o que diria aos fãs que sentem que não podem mais apoiá-la, Dawson, que faz parte da comunidade LGBTQ+, respondeu:

“Bem, em primeiro lugar, quero dizer que entendo isso e o motivo das pessoas estarem preocupadas. Eu estaria também, se tivesse ouvido essas alegações. Mas, como estamos vendo nos últimos meses, e bem recentemente, a verdade está sendo descoberta. Todas as alegações de discriminação foram retiradas pela pessoa que as fez e, como você disse, o fato disso ter vindo de alguém que conheço desde adolescente, por boa parte da minha vida, que minha família tentou ajudar muitas vezes no passado, isso me deixa muito triste. Mas ainda tenho muita empatia por ele”. 

Até o momento, 18 das 20 alegações foram retiradas voluntariamente, sem um acordo prévio, com o advogado do acusador deixando o caso. As acusações contra a atriz foram retiradas, mas muitos ainda não acreditam que Dawson é inocente.

“O motivo para todas as alegações de discriminação terem sido removidas é porque elas não aconteceram. Eu fui criada de uma forma muito inclusiva e amorosa, e é assim que vivi toda a minha vida. Eu sempre usei minha voz para lutar, elevar e empoderar a comunidade LGBTQA e uso minha plataforma para canalizar vozes trans, em trabalhos fictícios e não fictícios que eu produzi e dirigi. Então sinto que meu histórico está bem limpo”. 

Abaixo, veja 10 coisas que você precisa saber sobre Ahsoka Tano:

The Mandalorian é exibido semanalmente às sextas-feiras, no Disney+.