Capa da Publicação

PlayStation®5: Como funcionam a retrocompatibilidade e os updates de jogos no console?

Por Márcio Jangarélli

Sejam bem-vindos à nova geração de consoles! O PlayStation 5 já está entre nós e começou sua jornada com jogos incríveis, como Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, Demon’s Souls e Sackboy: Uma Grande Aventura. Mas e toda a nossa galeria de games favoritos do PlayStation 4? Ela funciona no console?

A Sony enviou um PlayStation 5 para a Legião dos Herois e pudemos testar sua retrocompatibilidade com os jogos da geração anterior. O console é compatível com praticamente todos os games de PS4, com pouquíssimas exceções, e é a coisa mais simples do mundo revisitar esses títulos.

Seus jogos digitais estarão todos reunidos na biblioteca do PS5, junto dos seus games de nova geração. Eles possuem um selinho na descrição identificando que são de PS4, mas, fora isso, é como se nada tivesse mudado na sua galeria. Mas isso só na listagem, porque a performance de todos eles é aprimorada pelo poder do aparelho novo, diminuindo tempos de carregamento, estabilizando frame rates, aumentando a qualidade de som e muito mais.

Já para os amantes da mídia física, estes games também são compatíveis e serão lidos pelo PlayStation 5. É só colocar o blu-ray no leitor, esperar quase nada para o sistema ler e copiar os dados e pronto. Testamos por aqui com Dark Souls Remastered, NieR Automata, Marvel’s Spider-Man e Final Fantasy XV e todos os discos rodaram com perfeição.

Assassin’s Creed: Valhalla está entre os games que oferecem update gratuito para a nova geração.

Vale muito a pena revisitar seus títulos de PS4 no PlayStation 5. A melhora na performance é notável e você pode ter uma nova experiência jogando seus games favoritos — uma chance única de verdadeiramente reviver seu gameplay.

Ainda, é importante citar que várias desenvolvedoras estão oferecendo atualizações de seus jogos para a nova geração, com melhoria visual, sonora e até de jogabilidade. Nesses casos, basta baixar o update pela PlayStation Store e ela já será ativada no seu game. 

No entanto, se você quiser voltar para a versão de PS4, também é possível. Ao clicar com o botão opções no ícone do jogo no menu inicial, você encontrará a opção “Versão do Jogo”. Ali você pode escolher se quer permanecer na atualização para o PS5 ou retornar para a alternativa de PlayStation 4.

E aí, quais games você quer retomar no PlayStation 5? Não esqueça de comentar!

Veja agora nossa lista sobre o console:

O PlayStation 5 já foi lançado no Brasil nas versões tradicional, com leitor de Blu-Ray, e digital, sem leitor.

Imagem de perfil
sobre o autor Márcio Jangarélli

Assessor, redator e jornalista. Madonna de Jakku.