Capa da Publicação

PlayStation®5: Como funciona a captura de vídeo e a transmissão de jogos no console?

Por Márcio Jangarélli

Estamos na era do streaming e o PlayStation 5 veio preparado para te ajudar criar conteúdo de maneira profissional ou simplesmente compartilhar seu gameplay e conquistas com os amigos da forma mais simples possível. Com o console em mãos, testamos a captura de vídeo e a transmissão de jogos direta para contar para vocês como funciona.

O PS4 já estava trabalhando em tornar a vida do streamer mais fácil, mas o PlayStation 5 chegou para elevar isso ao máximo. Nessa geração, a Sony apostou em ferramentas potentes, mas simples, de captura e compartilhamento de imagens e vídeos e de transmissão, tudo pelo botão “Criar” do DualSense.

Começando pela captura de vídeo, o PS5 já se antecipa e cria pequenos clipes das suas conquistas de troféu automaticamente, substituindo as fotos do PS4. Esses vídeos podem ser compartilhados e organizados da forma que você quiser, tem poucos segundos e, se a sua preocupação é com a memória do console, a função pode ser desabilitada facilmente no menu de Configurações.

Mas para a captura de vídeo manual, a coisa não poderia ser mais simples. Clicando no botão “Criar” do seu controle, um menu será aberto onde você pode escolher fazer uma foto ou vídeo do seu game, além de iniciar uma transmissão. Usando a criação de vídeo, o console começa a gravar automaticamente o seu game, pausando o processo caso você vá para o menu inicial do PS5 ou abra seu Centro de Controle.

Com a gravação pronta, você poderá encontrá-la na Galeria de Mídia do console e é possível até fazer uma pré-edição por ali, com uma ferramenta de corte. A qualidade da gravação vai até 4K, com opção HDR, e pode incluir ou não o áudio do seu microfone ou da sua party. Essas opções podem ser administradas nas Configurações de Captura do seu Menu de Criação.

Quanto às transmissões, nunca foi tão fácil e rápido streamar seus jogos de console quanto no PlayStation 5. Ainda no Menu de Criação, é só clicar no ícone Transmitir, escolher seu serviço de streaming, com suporte para Twitch e YouTube, ajustar suas preferências e pronto. Live iniciada.

Aliás, nas Opções de Transmissão, é possível escolher se quer exibir sua câmera ou não, se você quer ver o bate-papo, a atividade da sua conta e a qualidade do vídeo – com capacidade de stream até a 1920×1080, 60 FPS. A posição de onde o chat vai aparecer na sua tela e se a transmissão vai conter o áudio do seu grupo de partida também podem ser configurados.

Se você quiser um exemplo prático de como isso funciona, transmiti direto do PlayStation 5 para a Legião um pouquinho de Demon’s Souls, com a ajuda do nosso querido Fernando Maidana. Você pode conferir tudo no VOD abaixo. Aproveita também para se inscrever no canal da LH para mais transmissões do PS5, toda quinta-feira, 19h!

Que tal começar a transmitir o seu gameplay na nova geração? O PlayStation 5 já está disponível no Brasil nas versões tradicional, com leitor de Blu-Ray, e digital, sem leitor.

Imagem de perfil
sobre o autor Márcio Jangarélli

Assessor, redator e jornalista. Madonna de Jakku.