Os Novos Mutantes: Críticos americanos se recusam a avaliar o filme

Capa da Publicação

Os Novos Mutantes: Críticos americanos se recusam a avaliar o filme

Por Evandro Lira

Algumas publicações tradicionais de cinema nos Estados Unidos não farão crítica de Os Novos Mutantes, uma vez que a Disney não disponibilizou alternativas para se assistir ao filme em casa, e o longa chegará aos cinemas americanos nesta sexta-feira, dia 28.

Exibir filmes para os críticos antes que eles cheguem ao público é uma etapa comum de qualquer produção comercial. Essas projeções costumam acontecer em salas de cinema normais, porém contando com a presença da crítica especializada. Em tempos de pandemia, muitos esperavam que esse processo fosse acontecer de forma diferente, entretanto não é o caso de Os Novos Mutantes.

Sites como The AV Club, The Boston Globe, Roger Ebert e IndieWire já se manifestaram publicamente sobre a decisão da Disney, que deu como única opção para os críticos de cinema, assistirem ao filme em exibições públicas. Os jornais argumentam que ir ao cinema ainda é uma das atividades mais inseguras durante a pandemia, fato que é defendido por especialistas.

Confira a declaração do The AV Club:

“Os especialistas em ciência não medem palavras: há uma boa chance de você ficar doente se for ao cinema. E esse é um risco que o AV Club não correrá para avaliar um filme, qualquer filme. Estamos, de fato, adotando a política oficial de apenas fazer críticas de filmes que nossos escritores possam assistir com segurança, seja em uma exibição para a imprensa socialmente distante ou com um screener digital. E sim, isso se aplica a todos os nossos redatores, mesmo aqueles dispostos a correr o risco por isso, afinal também não estamos dispostos a monetizar um risco.”

O site IndieWire observa que isso pode ser até mesmo uma estratégia da Disney, tendo em vista que o estúdio não parece acreditar no potencial do filme:

“Não é incomum para os estúdios de cinema não exibir filmes com antecedência para os críticos, especialmente os estúdios de títulos que sabem que estão destinados a críticas negativas, esse parece ser o caso do muito adiado Os Novos Mutantes”, diz a publicação.

No Brasil, Os Novos Mutantes está agendado para estrear no dia 17 de setembro.

O que você acha dessa história toda? Comente!

Fique com: