Universo Estendido da DC Comics: Todos os filmes em ordem cronológica

Capa da Publicação

Universo Estendido da DC Comics: Todos os filmes em ordem cronológica

Por Chris Rantin

O Universo Estendido da DC Comics está em expansão e com a chegada de Mulher-Maravilha 1984, a ordem cronológica dos filmes mudou! Ao todo são nove filmes que compõem o DCEU e, ainda que atualmente os filmes não esteja tão conectados, com eventos de um influenciando o outro, ainda é possível assistir tudo em ordem. Dessa forma, conseguimos acompanhar uma “linha do tempo” e apreciar as narrativas de uma nova forma.

Enquanto esperamos pela nova leva de lançamentos, bora entender como fica a cronologia do DCEU?

Mulher-Maravilha (2017)

Mulher-Maravilha

Data de lançamento: 1 de junho de 2017
Ano em que se passa: 1918

Ainda que seja o quarto filme do DCEU a ser lançado, Mulher-Maravilha é o início dessa cronologia. Situado durante os eventos da Primeira Guerra Mundial, o longa é todo ambientado em 1918, mostrando a jornada de Diana Prince fora da ilha de Themyscira ao lado de Steve Trevor. Mesmo que o filme comece (e termine) após os eventos de Batman vs Superman: A Origem da Justiça, com a heroína recendo um presente de Bruce Wayne que desencadeia todas as suas lembranças da Guerra, praticamente todo o filme funciona isolado do resto do DCEU.

Mulher-Maravilha 1984 (2020)

Mulher-Maravilha 1984

Data de lançamento: 17 de dezembro de 2020
Ano em que se passa: 1984

Seguindo nossa ordem cronológica temos o mais recente lançamento do Universo Estendido da DC Comics. Como o próprio título sugere, os principais eventos de Mulher-Maravilha 1984 se passam em 1984, mesmo que mostre alguns flashbacks da infância de Diana na Ilha de Themyscira.

O Homem de Aço (2013)

O Homem de Aço

Data de lançamento: 12 de julho de 2013
Ano em que se passa: 2013

Atualmente, o filme que deu início a este universo compartilhado é o terceiro na ordem cronológica. Mostrando A Queda de Krypton, pedaços da infância de Clark Kent, sua jornada de autodescobrimento em busca da sua própria identidade e seus primeiros embates como Superman, os eventos de Homem de Aço se passam nos dias atuais, o que seria equivalente ao ano de 2013.

Batman vs Superman (2016)

Batman vs Superman: A Origem da Justiça 

Data de lançamento: 24 de abril de 2016
Ano em que se passa: 2015

Começando durante o terceiro ato de Homem de Aço, Batman vs Superman: A Origem da Justiça está diretamente conectado com o primeiro filme do DCEU, mostrando as consequências da batalha de Superman e Zod. Por isso, ele fica em quarto lugar na ordem cronológica. Mesmo que mostre alguns flashbacks da infância do Bruce (que aconteceu em 1981), e tenhamos aquela sequência do pesadelo que mostra um futuro desolador, os eventos do longa acontecem cerca de um ano e meio depois de Homem de Aço, portanto em 2015.

Esquadrão Suicida (2016)

Esquadrão Suicida

Data de lançamento: 4 de agosto de 2016
Ano em que se passa: 2016

A morte de Superman no terceiro ato de Batman vs Superman é o pretexto que Amanda Waller precisava para iniciar sua nova Força Tarefa. Ainda que tenhamos alguns flashbacks mostrando a origem dos principais vilões — Como a origem da Arlequina, que acontece antes dos eventos de Homem de Aço –, Esquadrão Suicida se desenrola quase que um ano depois da queda de Clark, logo em 2016.

Liga da Justiça (2017)

Liga da Justiça

Data de lançamento: 16 de novembro de 2017
Ano em que se passa: 2017

Dois anos após Batman vs Superman e um ano após os eventos de Esquadrão Suicida, os principais eventos de Liga da Justiça se passam em 2017, tendo um flashback que data milhares de anos atrás, quando os Deuses Gregos, Lanternas Verdes, Atlantes e Amazonas uniram forças para derrotar Darkseid e seu arauto, o Lobo da Estepe, pela primeira vez. É a morte do Superman que deixa a Terra desprotegida e, portanto, de fácil acesso para o vilão. E é por isso que o Batman e a Mulher-Maravilha correm contra o tempo para reunir os heróis que poderiam salvar o mundo.

Aquaman (2018)

Aquaman

Data de lançamento: 13 de dezembro de 2018
Ano em que se passa: 2018

Mesmo que mostre a “origem” do Aquaman, com a Rainha Atlanna surgindo na superfície e conhecendo o pai de Arthur Curry em 1985, os principais eventos do filme acontecem alguns meses após Liga da Justiça, o que poderia colocá-lo em 2018. Depois de proteger o mundo do Lobo da Estepe, Aquaman encara o seu passado e luta para proteger os seus reinos, tanto a superfície quanto as profundezas dos mares, da ira do Mestre do Oceano.

Shazam! (2019)

Shazam! 

Data de lançamento: 4 de abril de 2019
Ano em que se passa: 2018

Lançado em 2019, Shazam!, o filme família da DC Comics, se passa totalmente em 2018 – ainda que, no começo do longa, a gente veja um flashback de 1974, mostrando a “origem” do Doutor Silvana. Assim como os filmes mais recentes do DCEU, esta produção também funciona como uma história isolada, ainda que reconheça a existência de outros heróis como Batman, Mulher-Maravilha e do Superman, que chega a ter uma “participação especial” na cena pós-créditos.

Aves de Rapina (2020)

Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa

Data de lançamento: 6 de fevereiro de 2020
Ano em que se passa: 2019/2020

E fechando a ordem cronológica temos Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa, lançado no começo de 2020. No filme, vemos o que aconteceu com a Palhacinha, interpretada por Margot Robbie, após sua fuga em Esquadrão Suicida, e, é claro, do seu término com o Coringa. O longa funciona quase que isolado em seu próprio universo, ainda que mencione Bruce Wayne e o passado da Arlequina. Sendo assim, fica difícil precisar em que ano os eventos do filme se desenrolam, tudo que sabemos é que ele se passa alguns anos depois de Esquadrão Suicida, mas parece consenso entre os fãs a trama acontece entre 2019/2020.

Mas e Coringa (2019)?

Coringa

Data de lançamento: 3 de outubro de 2019
Ano em que se passa: Final da década de 1970, começo dos anos 80

Talvez você esteja se perguntando porque não falamos de Coringa, um dos maiores sucessos da DC Comics. Isso se deve ao fato de que o filme não é parte do DCEU, sendo um projeto separado do universo compartilhado já estabelecido. Completamente isolado e com uma proposta bem mais sombria do que os outros longas, os principais eventos do filme acontecem antes da morte dos pais de Bruce Wayne. Mesmo assim, caso você esteja curioso, a trama Coringa se passa no final da década de 1970 e no começo dos anos 80.

Não deixe de conferir a nossa lista com a Cronologia do Universo Animado da DC Comics: