O Hobbit: Jed Brophy, o anão Nori, diz que estúdio causou problemas na trilogia

Capa da Publicação

O Hobbit: Jed Brophy, o anão Nori, diz que estúdio causou problemas na trilogia

Por Gus Fiaux

Na década passada, a franquia de O Senhor dos Anéis se expandiu ainda mais nos cinemas com o lançamento de O Hobbit, uma segunda trilogia que voltava à origem de Bilbo Bolseiro e sua jornada com o Um Anel. Os três filmes foram superproduções multimilionárias, mas acabaram deixando fãs e críticos descontentes com seus efeitos digitais bizarros e sua história cheia de “encheção de linguiça”. E agora, um ator indicou que a culpa disso veio das interferências do estúdio.

Em entrevista ao Kiwi Talkzo ator Jed Brophy falou um pouquinho sobre sua experiência gravando O Hobbit. Nos filmes, ele interpretou o anão Nori, um dos parceiros da comitiva de Thorin. De acordo com o ator, a Warner costumava fazer muita interferência nos filmes, limitando o diretor Peter Jackson criativamente:

“[Os estúdios] entram no caminho… eu posso estar falando um pouco demais e provavelmente, se as pessoas me encontrarem, eu vou ser escorraçado, mas eu acho que a Warner Bros meio que se meteu no caminho entre Peter [Jackson] e ‘O Hobbit’. Nenhuma daquelas pessoas pode pegar um roteiro e imaginar como trazer a melhor dramaticidade dele. E se você entra no caminho do processo criativo, você está impedindo alguém de manter o fluxo e eu acho que foi isso que aconteceu, não havia o mesmo fluxo criativo. Agora, Peter conseguia ver coisas em ‘O Senhor dos Anéis’ e ter essas ideias incríveis sobre como gravar a próxima cena com coisas que já estavam acontecendo, mas se você tem pessoas dirigindo como será o seu dia, isso acaba te impedindo.”

Não é de hoje que sabemos das interferências criativas da Warner na franquia d’O Hobbit. A maior prova disso aconteceu quando o estúdio decidiu transformar a saga (que originalmente teria apenas dois filmes) em uma trilogia, para reter mais lucro com as continuações.

Vale lembrar que, originalmente, o projeto seria dirigido por Guillermo del Toro, mas as interferências criativas da Warner fizeram com que o diretor saísse e Peter Jackson voltasse à cadeira de diretor.

Abaixo, veja como e onde estão os atores de O Senhor dos Anéis:

A trilogia O Hobbit está disponível em DVD, Blu-Ray e mídias digitais.