Capa da Publicação

Liga da Justiça: Entenda como o Caçador de Marte pode aparecer no Snyder Cut

Por Gus Fiaux

Liga da Justiça pode ter sido um grande fiasco de bilheteria e um fracasso ainda maior entre o público. Ainda assim, o projeto está ganhando uma segunda chance entre os fãs, já que a Warner oficializou o Snyder Cut – o corte do diretor produzido por Zack Snyder, que será lançado no ano que vem no HBO Max, no formato de minissérie.

Todos nós sabemos que o projeto terá grandes mudanças em relação ao corte lançado nos cinemas, já que o filme de 2017 foi profundamente alterado por Joss Whedon a pedido do estúdio, após o afastamento de Snyder. Ainda assim, muitos ficam curiosos em saber o que vai acontecer com alguns personagens e tramas que ainda são inéditos na franquia.

Um belo exemplo disso é o Caçador de Marte. Snyder já deixou bem claro que o personagem estava em seus planos originais para o filme, e que ele seria revelado durante a aventura da equipe. No entanto, muitos ainda se questionam: afinal, como isso pode acontecer? Como o Caçador de Marte estará na trama?

Como muitos já sabem, Snyder está tentando inserir o Caçador de Marte no Universo Estendido da DC Comics há muitos anos. O plano do diretor é transformar o General Calvin Swanwick – vivido por Harry Lennix – no herói marciano. O personagem já foi apresentado na franquia desde Homem de Aço, como uma figura importante que mantém observação no Superman e em outros heróis do universo.

Basicamente, Snyder quer que, em Liga da Justiça, o personagem se revele como sendo o Caçador de Marte, que está infiltrado na Terra há anos, disfarçando-se como um importante oficial do Governo Norte-Americano. Isso não seria a primeira vez que Snyder tenta trazer mais da mitologia dos quadrinhos para o cinema, ainda mais apresentando personagens que têm importantes ligações com a Liga da Justiça.

Aliás, nem seria a primeira vez que o Caçador de Marte se disfarçaria como outro personagem, seja nas HQs ou em outras mídias. Graças aos seus poderes metamórficos, ele sempre pôde se transformar em outras figuras. Um bom exemplo disso é a série Supergirl, onde o personagem se passa por Hank Henshaw, um agente governamental que, nos quadrinhos, é a identidade secreta do Ciborgue Superman.

Agora, como isso pode se ligar à Liga da Justiça? Bem, de muitas formas. O herói é, como muitos fãs bem sabem, um dos membros fundadores da equipe nas HQs, presente desde a primeira edição do grupo, em The Brave and the Bold #28, de março de 1960. Por mais que o filme seja mais influenciado pelos Novos 52, faria sentido ver o Caçador de Marte como parte da equipe.

Ademais, o personagem tem uma grande fama, não apenas nos quadrinhos. Como muitos se lembram, o herói é uma das peças principais da série animada da Liga da Justiça, que foi exibida de 2001 a 2004 (bem como sua continuação, Liga da Justiça Sem Limites). Através da série, ele ganhou muito reconhecimento entre os fãs leigos, sendo conhecido no Brasil através da alcunha Ajax. 

O personagem é uma peça fundamental da história da equipe, participando até mesmo de equipes derivadas, como a Liga da Justiça Internacional. Tudo isso nos mostra que há repertório de sobra para que o estúdio e Snyder possam trazer o personagem para o Universo Estendido da DC Comics. No entanto, a pergunta que fica é: existe razão para inserir o herói no filme?

Pois bem, ainda não sabemos exatamente qual será o contexto para a entrada do Caçador de Marte no Snyder Cut de Liga da Justiça. De acordo com rumores, a revelação do herói ocorreria em uma cena com Martha Kent Lois Lane. Após uma breve conversa, Martha se revelaria como J’onn J’onzz (que se disfarçou como a mulher naquela situação específica).

A partir daí, J’onn volta à aparência do General Swanwick, revelando que estava presente desde o princípio do Universo Estendido da DC, observando todos os eventos. Ou seja, a partir desses boatos, ele não deve entrar na ação e também não enfrentaria o Lobo da Estepe e os Parademônios.

A pergunta que fica é: para que essa revelação agora? Bem, Snyder claramente tinha planos grandiloquentes para a franquia nos próximos anos, apresentando várias facetas da DC Comics e dando pistas para o que viria em um segundo filme da equipe, que estava previsto nos planos originais da Warner e deveria ter saído em 2019, não fosse o fracasso do primeiro filme.

Para muitos, pode parecer que o Snyder Cut está cheio de personagens e não deve explorar bem nenhum deles, mas a marca registrada de Zack Snyder sempre foi encher seus filmes de referências, easter-eggs fan services, para explorar esses elementos no futuro. Então, é bem provável que o Caçador de Marte seja esse tipo de easter-egg. 

No entanto, se ele vai aparecer em um futuro próximo é algo que realmente não sabemos. A Warner reformulou completamente seus planos e não parece estar mais seguindo o cronograma de Zack Snyder. Ainda assim, pode ser que o lançamento do Snyder Cut sirva para reviver o interesse dos fãs nesses planos – e quem sabe, o estúdio pode voltar a trabalhar o universo compartilhado planejado originalmente pelo diretor…

Abaixo, veja a cena deletada de Liga da Justiça que mostra o traje preto do Superman:

Snyder Cut de Liga da Justiça chega ao HBO Max em 2021.

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux