Capa da Publicação

Kong vs. Godzilla: Entenda como Kong já venceu Godzilla

Por Raphael Martins

Um é um gorila gigantesco de 31 metros de altura, músculos de aço e uma certa tendência a sequestrar mulheres bonitas. O outro, um lagarto descomunal de 119 metros capaz de disparar raios de energia de sua bocarra, um ser virtualmente indestrutível. Tanto Kong quanto Godzilla são verdadeiras forças da natureza e deixam um rastro de destruição de proporções bíblicas por onde passam, mesmo quando só estão tentando nos proteger de uma ameaça ainda maior.

Muito em breve, o senhor das feras e o rei dos monstros irão se digladiar no cinema, em um duelo que promete não deixar pedra sobre pedra. Não que isso seja exatamente uma novidade: os dois já se enfrentaram antes em King Kong vs. Godzilla, filme japonês produzido em 1962. Mas quem ganhou? Como foi a briga? E por que continuamos todos vivos? Hora de descobrir!

King Kong vs. Godzilla

King Kong vs. Godzilla foi o terceiro filme do rei dos monstros produzido pelo estúdio Toho, sendo dirigido por  Ishirō Honda e com efeitos especiais de Eiji Tsuburaya, que anos mais tarde criaria outro ícone japonês, o Ultraman. Também marcou a primeira aparição em cores tanto de Godzilla quanto de Kong.

O filme foi recebido pelo público com uma certa estranheza devido às várias cenas de humor, que acabaram não caindo muito bem e não casavam em nada com o clima tenso da história. Foi lançado nos Estados Unidos em 1963, com toda a comédia nonsense cortada e cenas com repórteres americanos colocadas no lugar. Também vale mencionar que, na época, o tamanho dos dois monstros era mais ou menos o mesmo. Mas chega da lição de história, vamos à trama!

Na história, o empresário do ramo farmacêutico Tako não está feliz com as séries de TV que sua companhia patrocina e começa a pensar em algo para aumentar a audiência. Após ouvir de um de seus empregados uma história sobre um monstro gigante descoberto na ilha de Faro, ele tem a brilhante ideia de trazê-lo até o Japão e transformá-lo na nova estrela de seus comerciais. O que poderia dar errado, certo?

Tako manda dois de seus homens até a ilha para encontrar o tal monstro e transportá-lo. Mas enquanto isso, um submarino nuclear americano acaba batendo em um iceberg, libertando o todo-poderoso Godzilla, que não gosta muito de ser acordado de seu sono. Ele destrói o submarino e em seguida explode uma base militar inteira no ártico, começando mais uma onda de muita destruição.

Na ilha Faro, um polvo gigante é mostrado atacando um vilarejo. Eis que o monstro misterioso que os Japoneses vieram capturar aparece: trata-se de King Kong, que derrota o polvo, salva as pessoas e depois bebe um tipo de suco de fruta que o faz dormir, a oportunidade perfeita para o sequestro do bicho. Ao acordar no Japão, ele já vai para a briga com o rei dos monstros, que causava um verdadeiro pandemônio no país. O gorila começa a jogar pedras enormes em Godzilla, que fica com ainda mais raiva e dispara seu raio de energia em Kong, que é forçado a fugir para não ser tostado.

A Terra contra-ataca

King Kong e Godzilla se enfrentam: não importa quem vença, nós perderemos.

Sem Kong por perto para enfrentar Godzilla, o exército japonês constrói um poço profundo carregado de explosivos e gases venenosos, com o plano de derrubar o lagartão lá dentro e matá-lo. E para a surpresa de absolutamente ninguém, não funciona. Em seguida, os humanos criam uma enorme barreira feita com linhas de energia pela cidade, concentrando um milhão de volts, na esperança de matá-lo. Quem pensou que isso não adiantou nada, acertou.

Kong volta à cena, atravessando a barreira energética e meio que se alimentando da eletricidade contida nela, o que parece deixá-lo ainda mais forte. Em seguida ele sequestra a bela Fumiko, irmã de um dos homens mandados para a ilha, sem nenhum motivo aparente. Bom, é de Kong que estamos falando, certo? Mas para a sorte da garota, ela logo é salva quando o exército lança cápsulas cheias de uma versão em gás do tal suco de frutas que faz com que o gorila durma. Eles então transportam Kong até onde Godzilla está através de balões (!!!), na esperança de que os dois se matem na porrada.

Round 2

Godzilla e Kong transformam o castelo Atami em ruínas: eles não poupam nem os marcos históricos

No dia seguinte, Kong é deixado próximo à Godzilla no cume do monte Fuji, o cenário perfeito para os dois terem sua batalha final. O lagarto assume a vantagem com seu raio atômico, que derruba o gorila gigante até quase matá-lo. Em seguida, o rei dos monstros o acerta com uma voadora (sim, UMA VOADORA) e com golpes de sua cauda, o castigando ainda mais. Quando tudo parecia estar perdido para Kong, nuvens escuras de tempestade começam a se formar e ele é atingido por um raio, recuperando toda sua força.

A luta continua, agora de forma bem mais equilibrada, com os dois conectando vários golpes e se ferindo bastante antes de caírem de um penhasco e irem parar nas profundezas do oceano pacífico. Após uma batalha submarina, o desfecho: Kong emerge como o vencedor, nadando de volta para sua ilha para ficar em paz. Quanto à Godzilla, não é dito se ele morreu ou não, mas essa resposta todos nós já conhecemos.

A revanche

As versões modernas dos personagens voltarão a se enfrentar muito em breve no cinema

Kong voltou aos holofotes com o elogiado Kong: A Ilha da Caveira, lançado em 2017. Além de marcar o retorno do personagem, o filme também serviu para confirmar de forma definitiva o universo compartilhado de monstros da Warner, do qual Godzilla e Godzilla II: Rei dos Monstros também fazem parte.

O filme é dirigido por Adam Wingard (Death Note, Você é o Próximo), e no elenco, temos nomes como Millie Bobby Brown, Eiza González Alexander Skarsgård. A trama ainda está sendo mantida em segredo, mas ao que tudo indica, deve se passar algum tempo depois de Godzilla II: Rei dos Monstros. Mas a pergunta que fica é: qual dos dois será o campeão desta vez?

Também existe a possibilidade de que ambos possam se unir para lutarem contra um inimigo em comum, já que foi estabelecido que vários outros titãs monstruosos habitam o planeta além dos dois gigantes, como Mothra, Rodan e Ghidorah. Nos novos filmes, tanto Kong quanto Godzilla possuem um certo nível de senciência, lutando mais para proteger algo do que simplesmente para aplacar sua fúria bestial.

E vocês, quem acham que vencerá? Saberemos quando Godzilla vsKong estrear, em 21 de maio de 2021.

Fique agora com nossa lista sobre o filme:

Imagem de perfil
sobre o autor Raphael Martins

Redator, apresentador e roteirista. Gosto de longas caminhadas na praia, Star Wars, tokusatsu, anime e filé com batata frita. Deixo as pessoas constrangidas. Você pode trocar uma ideia comigo no Twitter: @aqueleraphael