Irmãos Russo, Steven Spielberg, Zack Snyder e outros assinam carta pedindo reabertura dos cinemas

Capa da Publicação

Irmãos Russo, Steven Spielberg, Zack Snyder e outros assinam carta pedindo reabertura dos cinemas

Por Raphael Martins

De todas as áreas da indústria do entretenimento afetadas pela crise causada pelo COVID-19, a do cinema foi a que recebeu o golpe mais duro. Com salas fechadas desde março e nenhuma estimativa de reabertura, vários filmes foram e continuam sendo adiados, e ninguém sabe exatamente quando isso vai acabar.

Nos Estados Unidos, onde esse mercado é mais forte, algumas redes de cinema menores não resistiram e acabaram fechando, enquanto as cadeias maiores e mais famosas sofrem perdas de lucro significativas dia após dia. Pensando nisso, vários nomes da indústria assinaram uma carta dirigida ao governo (via ComicBook), onde pedem pelo “resgate” do cinema e do hábito de assistir filmes em público.

A carta diz o seguinte:

“A experiência de ir ao cinema é central para a vida americana. 268 milhões de pessoas na América do Norte foram ao cinema no ano passado para rirem, chorarem, sonharem e se emocionarem juntas. Salas de cinema são grandes unificadoras, onde os mais talentosos contadores de histórias de nossa nação mostram suas conquistas cinematográficas. Cada aspirante a cineasta, ator e produtor sonha em levar sua arte para a tela grande, uma experiência insubstituível que representa o auge da realização cinematográfica.

 

Assim como seu impacto cultural, cinemas são multiplicadores de força econômica. Somados aos 150 mil empregados trabalhando em cinemas pelo país, a indústria gera milhões de empregos em produção e distribuição de filmes, e centenas de outros que se estendem a restaurantes e revendedores que dependem dos cinemas para o tráfego a pé. Salas de cinema também são líderes na contratação de grupos de minorias, incluindo pessoas com deficiência, idosos e pessoas que estão trabalhando pela primeira fez. O cinema é uma indústria essencial que representa o melhor que o talento e a criatividade americana tem a oferecer. Mas tememos pelo nosso futuro.”

Assinando a carta, estão personalidades como Joe e Anthony Russo, Zack Snyder, JJ Abrams, Taika Waititi, Catherine Hardwicke, Wes Anderson, Michael Bay, Brad Bird, James Cameron, Cary Fukunaga, Greta Gerwig, Ron Howard, Patty Jenkins, Rian Johnson, George Lucas, Melissa McCarthy, Reed Morano, Christopher Nolan, Jordan Peele, Ridley Scott, Martin Scorsese, M. Night Shyamalan, Steven Spielberg, James Wan e Cathy Yan.

E aí, será que já está mesmo na hora de reabrir as salas de cinema? Não esqueçam de comentar!

Confira também: