Capa da Publicação

Immortals Fenyx Rising explora a mitologia grega com muita diversão

Por Leo Gravena

Immortals Fenyx Rising nos traz Deuses bem engraçados e divertidos, completamente loucos e seguindo estereótipos anacrônicos em situações e frases cheios de piadas de duplo sentido. Contudo, ainda assim o jogo explora bastante a mitologia grega real, com muitos eufemismos, deixando claro que mesmo os deuses não sendo os vilões, eles também não são bonzinhos.

A mitologia grega sempre esteve presente no imaginário das pessoas. Seja pelos filmes, séries ou livros, os contos sobre deuses e monstros fascinam e divertem as pessoas, porém, eles também nos avisam sobre os piores demônios da natureza humana e falam sobre como o excesso de poder causa apatia e mesquinhez.

Os Deuses de Immortals Fenyx Rising são tão complexos quanto nas histórias de Homero, mesmo mais simplificados para oferecer ao jogo uma trama divertida e leve, eles ainda apresentam bastante da dualidade entre o divino e o humano presente na mitologia grega, com Deuses cheios de problemas e dúvidas, utilizando-se de mortais para resolver seus problemas ínfimos.

No jogo somos apresentados a sete deuses que possuem um papel grande e importante: Zeus e Prometeus narram a comentam a jornada de Fenyx, que é auxiliado por Hermes e precisa ajudar Afrodite, Atena, Ares e Hefesto. 

Os últimos quatro tiveram suas essências removidas por Tifão – o vilão do jogo e filho de Gaia que é a personificação dos terremotos e dos ventos – e se tornaram o completo oposto do que deveriam representar. Um dos melhores exemplos é Afrodite, a deusa do amor, conhecida por sua vaidade e altivez, passa a cuidar dos animais de seu vale, dedicando-se completamente aos outros. 

Durante o jogo, você ajuda os Deuses a recuperarem as suas essências, lembrando a eles a sua importância e que, mesmo com seus defeitos, eles são necessários para que o mundo continue em ordem e a humanidade ainda tenha sentimentos e se importe com amor, guerra, cultura e imaginação. 

Tudo isso, obviamente, regado com muito humor. Immortals Fenyx Rising é um jogo cheio de vários momentos de comédia divertidos e engraçados, com todos os problemas e “defeitos de personalidade” dos deuses sendo abordados com muitas piadas. Não apenas isso, até mesmo as histórias mais violentas e libidinosas da mitologia grega são abordadas no jogo. Em um momento das missões, Prometeus contra a verdade para Zeus sobre o nascimento de Afrodite, o que deixa ele completamente horrorizado e assustado.

No jogo, Zeus acredita que a Deusa surgiu após “uma pérola” ser jogada no mar, porém, entre cochichos, Prometeus revela que ela nasceu quando Cronos cortou os órgãos genitais de Uranos e os arremessou ao mar. Zeus então ordena que o outro Deus pare de falar e diz que ele é louco e depravado.

Em outro momento que, com certeza é um dos mais divertidos da trama, após Fenyx entrar em um buraco que o leva para Tártaro, Zeus simplesmente diz que a história acabou e créditos falsos começam a rolar, cheio de funções falsas hilárias.

Sabendo muito bem trabalhar com leveza a seriedade da mitologia grega, Immortals Fenyx Rising consegue, de uma maneira bem divertida, trabalhar os contos mais loucos e violentos das histórias clássicas, sem perder a essência delas. O jogo consegue ser um ótimo ponto de partida para aqueles que desejam saber mais sobre a mitologia, ao mesmo tempo que vai divertir e deixar em êxtase aqueles que já conhecem todas as histórias e vão conseguir pegar todas essas referências.

Ao trazer Deuses Gregos com características bastante humanas e atuais, o jogo consegue fazer bem com que o jogador se identifique e se divirta com eles, ao mesmo tempo em que consegue fazer com que eles tenham uma personalidade mitologicamente correta, mas que é completamente atual.

Nos próximos DLCs, veremos ainda mais Deuses diferentes e conheceremos até mesmo Deuses de outras mitologias, como a chinesa. Como eles serão retratados ainda não sabemos, mas certamente o jogo deve manter a maneira leve e divertida com a qual brinca e ensina sobre os momentos mais trágicos e pesados da mitologia grega.

Immortals Fenyx Rising já está disponível para Xbox Series X, Xbox One, PlayStation 5, PlayStation 4, Nintendo Switch e PC.

#ad

Imagem de perfil
sobre o autor Leo Gravena

Editor | @LeoGravena
"...It was never going to be okay..."