Federação Global de Cinema implora que governo americano reabra as salas de cinema

Capa da Publicação

Federação Global de Cinema implora que governo americano reabra as salas de cinema

Por Evandro Lira

O comitê executivo da Global Cinema Federation enviou, nesta quarta-feira (14), uma carta ao governador de Nova York, Andew Cuomo, implorando para que ele deixasse as salas de cinemas reabrirem (via Hollywood Reporter).

Sendo o estado de Nova York uma das maiores praças de cinema do mundo, os estúdios de Hollywood continuarão a adiar os lançamentos de grandes filmes no cinema até que as salas do estado voltem a operar normalmente.

“Sem novos filmes para rodar em nossos cinemas, muitos membros da comunidade global de exibição serão forçados a fechar suas portas novamente. Muitas dessas empresas não sobreviverão”, afirmou a carta. “Em 19 de agosto você disse, ‘os cinemas, eu acho, são os próximos.’ Mais de um mês depois, ainda não há um caminho claro para a reabertura dos cinemas em Nova York. Este estado de limbo, sem planos ou datas de reabertura definidos, é o que está assustando os estúdios de lançar seus filmes este ano.”

Não faz muito tempo que o governo de Nova York liberou refeições em ambientes fechados e outras atividades voltadas para o público. Sendo assim, a instituição reconheceu o bom trabalho de Cuomo frente à crise do coronavírus mas pediu “humildemente” que ele reconsiderasse a reabertura dos cinemas, que estão de portas fechadas desde março.

A Global Cinema Federation ressaltou argumentos endossados por cientistas e epidemiologistas e disseram estar dispostos a seguir todos os protocolos de seguranças recomendados:

“Com essas diretrizes em vigor, as evidências sugerem fortemente que a experiência de ir ao cinema é mais segura do que outras atividades, como jantar em ambientes fechados ou participar de serviços religiosos”

A carta mencionou um estudo que mostra que uma pessoa em silêncio pode ter 14 vezes menos potencial contagiante do que uma pessoa que fala e 90 vezes menos do que uma pessoa que canta.

Os membros da Global Cinema Federation consistem em mais de 100 empresas, incluindo exibidores e associações comerciais de seis continentes e mais de 90 países. Certamente, a volta das operações em Nova York seria um fator decisivo para a volta do cinema no mundo todo.

Por enquanto, o único grande filme agendado para estrear nos cinemas em 2020 é Mulher-Maravilha 1984, marcado para dia 25 dezembro.

O que você acha dessa história? Acredita que os cinemas devam voltar à normalidade? Deixe sua opinião.

Fique com: