Disney está sendo processada por uso de personagens de computação gráfica, entenda

Capa da Publicação

Disney está sendo processada por uso de personagens de computação gráfica, entenda

Por Gabriel Mattos

Basta você crescer muito no mundo entretenimento para aparecer alguma empresa decidida a processar você. Dessa vez, quem não escapou do tribunal foi a Disney, que pode ter que pagar uma fortuna por usar personagens de computação gráfica.

O processo foi aberto por uma empresa responsável pelos programas de captura facial usados em filmes como A Bela e a Fera e Vingadores. São esses programas que permitem que a atuação de nomes como Vin Diesel e Bradley Cooper seja transferida para personagens virtuais como Groot e Rocket Racoon.

Essa empresa, a Rearden, vem tentando processar não só a Disney, como outras gigantes do cinema como a Paramount e a Fox, alegando que o uso de sua tecnologia de captura facial para ganhar milhões no cinema lhe dá o direito a parte desses lucros.

Segundo The Hollywood Reporter, a acusação já foi recusada por vários juízes, mas depois de cuidadosamente reescrever o caso, parece que a Readen finalmente encontrou uma brecha na legislação. Um advogado da Disney comentou o caso:

“Mesmo [considerando] o uso desse programa, que não é protegido por direitos autorais, ele é apenas um processo preliminar que precisa do trabalho de inúmeros artistas e programadores da Disney com incontáveis horas de ajustes adicionais para criar sequer um personagem de computação gráfica.” 

Caso a Disney perca o processo, isso pode impactar futuras decisões de usar personagens de computação gráfica, incluindo possíveis vilões do MCU e personagens de seus remakes em live action de desenhos clássicos.

Que você acha disso tudo? A Rearden está certa ou errada com o processo? Responde aí nos comentários.

Aproveite e confira: