Capa da Publicação

Dennis O’Neil, lendário roteirista e editor do Batman, morre aos 81 anos

Por Raphael Martins

Notícia triste não só para os fãs do Batman, mas para os adoradores de quadrinhos como um todo: Dennis O’Neil, lendário roteirista e editor de quadrinhos mais conhecido por suas histórias com o cavaleiro das trevas, morreu ao 81 anos, como noticiado pelo site ComicBook.

O’Neil nasceu em 1939, coincidentemente no mesmo mês em que o Batman fez sua estreia nos quadrinhos, e começou sua carreira como assistente do também lendário Stan Lee durante os anos 60. Depois, passou a trabalhar periodicamente para a Marvel e a DC, até finalmente conseguir um lugar cativo na última trabalhando com Batman, Arqueiro Verde e Lanterna Verde na década de 70.

Ele foi um dos grandes responsáveis por mudar o Batman após o fim da famosa série de TV de 1966, tornando a deixar o personagem mais sombrio e suas histórias mais carregadas de tensão e drama. Se o morcego é o que é hoje, é a Dennis O’Neil e seu parceiro de longa data, o desenhista Neal Adams.

Nos anos 90, já como editor, O’Neil criou o personagem Azrael junto com Joe Quesada, supervisionando uma nova era de histórias com personagens como Asa Noturna, Robin, Mulher-Gato e o próprio Batman. Ele também foi o roteirista da revista solo do Azrael, além de ter escrito a novelização da saga “A Queda do Morcego”.

Na Marvel, ele chegou a trabalhar com personagens como Homem-Aranha e Demolidor, também ajudando a desenvolver outros como Obadiah Stane, Lady Letal e Madame Teia. Deixa um legado enorme e sua falta será sentida.

Imagem de perfil
sobre o autor Raphael Martins

Redator, apresentador e roteirista. Gosto de longas caminhadas na praia, Star Wars, tokusatsu, anime e filé com batata frita. Deixo as pessoas constrangidas. Você pode trocar uma ideia comigo no Twitter: @aqueleraphael