Capa da Publicação

Crash Bandicoot 4: Conheça toda a história da franquia até o novo game

Por Márcio Jangarélli

Um novo capítulo das aventuras do Crash chegou! Crash Bandicoot 4: I’s About Time é o primeiro game original da franquia em mais de uma década e servirá de sequência direta para o clássico de PSOne Crash Bandicoot 3: Warped.

Ué, mas e os outros jogos do Crash? Bom, eles até são referenciados, mas a intenção é dar continuidade à história da trilogia original da Naughty Dog, recriada pela Toys For Bob. It’s About Time é um soft reboot da saga, ao mesmo tempo em que segue o maluco roteiro clássico dos três jogos originais.

Agora eu te pergunto: você está preparado para o novo game? Se lembra da história do Crash e seus amigos na trilogia original? No melhor estilo Crash Bandicoot, que tal viajar no tempo e espaço para relembrar essa jornada?

 

Crash Bandicoot

O primeiro Crash Bandicoot introduz o jogador à Ilha Insanity, no sudeste Australiano, onde dois cientistas malucos, Dr. Neo Cortex e N. Brio, fazem experimentos nos animais locais para criar um exército poderoso para dominar o mundo. Entre os bichinhos capturados está o Crash, que se torna antropomorfizado pelo Evolvo Ray do N. Brio e seria usado para comandar as outras cobaias.

Acontece que, ao usar sua principal invenção no Crash, o Cortex Vortex – que o tornaria super inteligente, porém totalmente manipulável – o Dr Neo Cortex vê seu experimento falhar e nessa o marsupial foge. Enquanto manda seus principais soldados capturá-lo na ilha, o cientista então volta suas loucuras para outra cobaia: a Tawna, namorada do Crash.

Por sua vez, o Crash acorda na praia da Ilha Insanity e decide parar os cientistas para salvar a Tawna. Enquanto avança pela ilha, ele conta com a ajuda do Aku Aku, uma misteriosa máscara tiki que lhe concede poderes e conselhos.

No caminho para o Castelo Cortex, o Crash enfrenta alguns inimigos poderosos: o Papu-Papu, líder dos nativos, que não trabalha para os cientistas, mas ficou incomodado com o marsupial andando pelas suas terras; Ripper Roo, um canguru modificado e completamente insano; o Coala Kong, que é um coala gigante e extremamente forte; e o guarda-costas do Dr. Neo Cortex, o Pinstripe, um potorous modificado que se tornou um gangster.

Depois de tudo isso, o Crash finalmente chega ao castelo e enfrenta um N. Brio monstruoso que destrói o lugar. No fim, o marsupial enfrenta o Dr. Neo Cortex no topo de um dirigível. Derrotado, Cortex cai para sua possível “morte”, enquanto o Crash salva a Tawna.

 

Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back

Em Cortex Strikes Back, descobrimos o que aconteceu com o vilão depois que caiu do dirigível: ele aterrissou em uma mina onde, por uma inspiração, começou a trabalhar em seu novo plano para dominar o mundo com os cristais do lugar. Um ano depois, agora em uma estação espacial, o novo assistente do Cortex, N. Gin, diz que, para a nova máquina funcionar eles precisarão de cristais que estão espalhados pela Terra.

Como vingança, Cortex decide usar o Crash como ferramenta para conseguir os cristais. Ele abduz o marsupial, que estava em uma missão para sua irmãzinha, a Coco, e pede sua ajuda, dizendo que agora ele é uma pessoa boa e precisa dos cristais para salvar o mundo de uma catástrofe. E sim, o Crash aceita.

No meio do caminho, porém, o N. Brio aparece para o Crash e pede para que o protagonista colete gemas especiais para ele salvar o mundo. Na verdade, o N. Brio está em sua própria jornada de vingança e precisa das gemas para parar o Cortex. Ele também atrapalha o caminho do Crash, enviando antigos e novos inimigos para atacá-lo. Nessa vemos o retorno do Ripper Roo, agora super inteligente, e a introdução dos Irmãos Komodo e do Tiny Tiger.

Por fim, a Coco descobre o verdadeiro plano do Dr. Neo Cortex: um novo Cortex Vortex para tornar toda a população em servos do vilão. O Crash o derrota novamente e, se você coletou as gemas do N. Brio, o cientista rival usa um raio laser gigante para destruir a estação espacial do Cortex, que cai em um templo ancestral misterioso.

 

Crash Bandicoot 3: Warped

A deixa para esse game foi dada no final de “Cortex Strikes Back”. Depois que a estação espacial do vilão é destruída, ela cai em um templo ancestral. Assim, o Uka Uka, o irmão maligno do Aku Aku, é libertado e um mal nunca antes visto está para atingir o planeta.

Descobrimos então que o Uka Uka era a mente por trás dos planos do Neo Cortex, enquanto ele castiga o cientista por suas falhas. Ele, então, dá uma última chance ao Cortex, mas chama para o auxílio o Dr. N. Tropy, autoproclamado Mestre do Tempo. Agora, eles tentarão coletar os cristais através da história da Terra para energizar uma nova máquina de dominação.

Enquanto isso, quando o Uka Uka é libertado, o Aku Aku percebe no mesmo instante. Ele pede a ajuda dos Bandicoot para derrotar o irmão, contanto que há muito, muito tempo atrás, ele foi o responsável pelo aprisionamento do vilão. Assim, o time parte para a grandiosa máquina do tempo do N. Tropy, o Time Twister, para coletar os cristais antes que seja tarde.

Dessa vez, os inimigos principais do Crash o encontram ao longo da história da Terra. O Tiny Tiger está no Coliseu romano; o Dingodile, uma nova criação do Cortex, surge durante a era do gelo; o N.Tropy usa toda a extensão temporal para te atacar; o N. Gin está no espaço; e, enfim, você encontrará o Neo Cortex e o Uka Uka no futuro, no núcleo do Time Twister.

Quando os vilões são derrotados, o Time Twister implode e abre um rasgo no espaço e tempo que engole o Dr. Neo Cortex, o Uka Uka e o N. Tropy, selando os três em uma prisão dimensional. Assim, os Bandicoot voltam para casa na Ilha Insanity para comemorar, quando, enfim, o mal foi vencido. Mas será mesmo?

 

Crash Bandicoot 4: It’s About Time

É aqui que começa a história de Crash Bandicoot 4, o novo game da franquia. O trio vilanesco escapa da prisão dimensional e, ao fazê-lo, criam uma distorção no tempo e espaço que ameaça todo o multiverso! E, claro, cabe ao Crash, à Coco e ao Aku Aku impedirem a destruição iminente.

Mas não serão só os três dessa vez: a distorção no universo acordou as Máscaras Quantum para ajudar na jornada, além de trazer uma versão alternativa da Tawna, de outra dimensão, para integrar o time.

Agora sim acho que estamos prontos para a nova aventura do Crash! Crash Bandicoot 4: It’s About Time já está disponível na PlayStation Store. Vem comigo nessa jornada?

Terminou o artigo? Veja agora nossa lista com todas as novidades de Crash Bandicoot 4:

Imagem de perfil
sobre o autor Márcio Jangarélli

Assessor, redator e jornalista. Madonna de Jakku.