Capa da Publicação

Borat 2: Associações do Cazaquistão lançam campanha para barrar filme das premiações

Por Evandro Lira

Uma coalizão liderada pela Associação Cazaque-Americana e pelo Conselho de Relações Americano-Islâmicas (CAIR) lançou uma campanha que visa barrar Borat 2 da maioria dos próximos grandes prêmios do cinema.

O grupo enviou cartas para Academia do Oscar e outras importantes instituições, como a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (Globo de Ouro) e a Academia Britânica de Cinema e Artes Televisivas (BAFTA), pedindo que eles desconsiderem o filme de qualquer possível categoria, alegando que o longa abusa de “racismo, intolerância e discriminação contra o Cazaquistão e seu povo.”

Confira parte da carta dirigida à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas:

“A comunidade cazaque em todo o mundo está sub-representada e inerentemente vulnerável. Sacha Baron Cohen entende esse fato e explora o povo cazaque sequestrando nossa identidade étnica, nos encobrindo e incitando o assédio […] Considerando o clima socialmente consciente de hoje e as novas políticas de diversidade adotada por associações de cinema em todo o mundo, é inacreditável que um filme que repreende, intimida e traumatiza abertamente uma nação de pessoas de cor ainda seja uma forma aceitável de entretenimento.”

Borat: Fita de Cinema Seguinte movimentou a internet desde seu lançamento no fim de outubro, e se tornou um dos filmes mais assistidos do streaming em 2020. As consequências desse sucesso, porém, começaram a surgir mediante a sua estreia no Prime Video, com o filme sendo alvo de diversas polêmicas desde então.

Será que Borat 2 vai ser levado em consideração pelos prêmios de cinema? Deixe seu comentário!

Ah, e antes de ir, participe da nossa pesquisa clicando aqui.

Fique com:

Imagem de perfil
sobre o autor Evandro Lira

Editor, bacharel em Cinema e Audiovisual, bruxo nascido trouxa, filho dos filhos do átomo, mestre dos quatro elementos, fã de mais coisas do que deveria, frequentemente falando sozinho no Twitter. Segue: @evandroslira