Avatar: Entenda por que a morte de Jato foi ambígua

Capa da Publicação

Avatar: Entenda por que a morte de Jato foi ambígua

Por Evandro Lira

Na segunda temporada de Avatar: A Lenda de Aang, a morte do líder dos Lutadores da Liberdade, Jato, deixou alguns espectadores confusos. Isso porque o desenho não deixa explicitamente claro o destino do personagem, ferido em combate pelo chefe do Dai Li, Long Feng.

Porém, acordo com o ScreenRant, apesar de todo mundo ter se conformado com a morte de Jato, há uma razão pela qual o personagem precisou morrer daquela maneira. E a resposta encontra-se nos extras do DVD/Blu-ray do Livro 3: Fogo da série.

Em um comentário para o episódio da terceira temporada “Os Atores da Ilha Ember”, os criadores Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzo explicaram que a Nickelodeon não permitia que eles mostrassem de forma clara a morte de Jato, já que o público-alvo do programa eram crianças, e na teoria, Jato tinha mais ou menos a idade que os espectadores.

Se você bem lembra, depois de sofrer lavagem cerebral de Long Feng, Jato chega a lutar com Aang mas no fim consegue se libertar do controle mental do vilão. Mas quando ele se virou para lutar com Long Feng, o dobrador de terra atinge Jato com um pilar de pedra, dizendo “Garoto tolo. Você escolheu seu próprio fim.”

Katara usa sua dobra de água na tentativa de curar Jato, mas observa, preocupada, que a condição dele não era das melhores. Apesar disso, Jato, que ainda conseguia falar, disse a Katara que ele ficaria bem e aconselhou que eles fossem embora antes que o Dai Li chegasse.

Mesmo com as palavras animadoras de Jato, Toph, que conta com uma incrível percepção sísmica, revela que, na verdade, o jovem estava mentindo.

Na época, muitos fãs ainda tinham esperanças de que Jato sobrevivesse ao ataque, porém, não foi o que aconteceu. Na HQ “A Promessa” lançada após o fim da série animada, os Lutadores da Liberdade retornam para a história, mas agora, sem seu líder.

Fique com: