Artista processa a Disney por possível plágio em Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica

Capa da Publicação

Artista processa a Disney por possível plágio em Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica

Por Guilherme Souza

Em breve, chega aos cinemas a animação Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica, nova produção da Pixar que conta com nomes como Chris Pratt e Tom Holland no elenco de vozes originais, mas antes mesmo de ser lançada, a produção já está passando por um problema jurídico.

Através de uma matéria feita pelo The Hollywood Reporter, descobrimos que a artista Sweet Cecily Daniher abriu um processo contra a Disney e contra Kori Rae, produtora de Dois Irmãos, por terem feito uma conspiração secreta para copiar sua van única sem a permissão dela.

Conhecida por registrar imagens de unicórnios por todos os lugares em que passa, a autora do livro I See Unicorns é dona de uma van roxa que possui a pintura estilizada de um unicórnio em sua lateral (que foi carinhosamente batizada de Vanicorn) – e de acordo com ela , a PIXAR copiou o design da van no filme sem que ela permitisse. Segundo Daniher, o veículo chamou a atenção da mídia local e isso fez com que a PIXAR também ficasse sabendo sobre o veículo.

Daniher se recorda de que em setembro de 2018, representantes da PIXAR alugaram a van dela para ser exposta em um evento limitado exclusivo para funcionários e que a Vanicorn “seria usada apenas como parte do cenário e nada mais além disso.” Entretanto, quando Dois Irmãos foi anunciado oficialmente, a artista foi rápida em divulgar a suposta cópia em suas redes sociais, comparando a van original com a van do filme, que possuem um visual bem similar, embora o veículo do desenho use um Pégaso ao invés de um Unicórnio no desenho da lateral.

 

Ver essa foto no Instagram

 

WOW! Sooo, do y’all think Pixar Disney stole the Vanicorn for their movie #onward ???? Hmmmmm. Not Cool!! LIKE AND REPOST IF YOU AGREE #supportsmallartists #supportsmallbusiness @customvannermagazine @rollingheavymagazine #vanicorn #customvanners #vannin #ladytattooers

Uma publicação compartilhada por Sweet cicely Daniher (@sweettransam) em

“Uau! Então, vocês acham que a Disney e Pixar roubaram a Vanicorn para o filme Dois Irmãos? Hmmm. não foi legal!!”

Em junho de 2019, Daniher fez outro post em suas redes sociais, alegando que a produtora Kori Rae havia ligado para ela, pedindo desculpas pela situação e dizendo que eles não foram muito claros sobre as reais intenções da PIXAR quando alugaram o veículo anteriormente, pois na ocasião, o filme ainda não tinha um título oficial e que isso impedia a elaboração de um contrato de confidencialidade.

O advogado de Daniher afirma que o contrato de locação proibia qualquer tipo de fotografia ou representação visual da van além do evento em que ela seria exposta e é com base nisso que o processo está sendo feito.

Daniher está processando o estúdio por violação de direitos autorais, violação do Digital Millennium Copyright Act, violação do Visual Artists Rights Act e violação do California Artists Protection Act. Além da busca pela reparação de danos, Daniher está pedindo está pedindo ao tribunal uma liminar impedindo os réus de distribuir, comercializar ou vender anúncios, mercadorias e o próprio filme infrator, e ela quer uma declaração de que os direitos autorais relacionados aos réus são inválidos.

Veja também:

Fique com imagens de Dois Irmãos em nossa galeria:

Novo curta de Toy Story para a Disney+ ganha trailer

Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica tem novo trailer divulgado

Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica – Lançado trailer de nova animação da Disney Pixar!

Fique com imagens do filme em nossa galeria:

Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica estreia no dia 5 de março de 2020.