Capa da Publicação

X-Men: Fênix Negra – Diretor fala sobre o acordo entre a Fox e a Disney!

Por Gus Fiaux

Neste ano, os mutantes ganharão mais uma aventura nos cinemas, graças ao lançamento de X-Men: Fênix Negra. O filme será a culminação de toda a franquia desde Primeira Classe, e vai mostrar Jean Grey – introduzida em Apocalipse – perdendo o controle após ganhar os poderes de uma entidade cósmica misteriosa.

Contudo, para muitos fãs, o longa pode ser a despedida desse universo, uma vez que a venda da Fox para a Disney está quase chegando ao fim. De acordo com o diretor Simon Kinberg, em entrevista ao Entertainment Weeklyo longa é preparado como o clímax dessa saga:

“Eu não tive conversas formais com a Disney. Eu conheço Kevin Feige muito bem, mas não tivemos reuniões oficiais porque, até a venda ser concluída, eles não podem ter esse tipo de conversa comigo ou com o pessoal da Fox. O que é interessante é que eu obviamente comecei esse filme antes da Disney comprar a Fox, e minha abordagem foi focada no fato de que é o quarto filme com o elenco de ‘Primeira Classe’. Além disso, a história da Fênix é, para mim, a saga definitiva dos X-Men. Eu fiz esse filme como se fosse uma culminação – não que não pudessem haver outros filmes. […] Não é como se fosse um fim necessariamente, mas é um fim para eles [os X-Men].”

Ele inclusive contou um fato interessante dos bastidores: quando os testes de maquiagem e figurino eram feitos, ele colocava a música “The End” do The Doors para tocar, apenas para colocar os atores e a equipe técnica “no clima” para as gravações.

Por outro lado, o longa originalmente sairia no final do ano passado, mas acabou sendo adiado para fevereiro deste ano e posteriormente para junho. Quanto a esses atrasos, Kinberg revelou alguns dos motivos, confirmando o que já havia sido declarado anteriormente:

“Foi uma combinação de coisas. Em primeiro lugar, novembro era uma data muito ambiciosa para nós, devido à quantidade e complexidade de efeitos visuais que esse filme teria. Quando percebemos que não conseguiríamos completar o filme do jeito que queríamos, consideramos mudar de novembro para fevereiro. Então, por conta do calendário internacional e da rapidez que poderíamos lançar o material em outros países, sentimos que fevereiro não seria apenas desafiador, mas também não seria a melhor janela de exibição do filme fora dos EUA. É muito perto de ‘Capitã Marvel’. O estúdio começou a sentir que o filme era tão grande em escala que poderia competir na época mais competitiva para filmes, que é o verão do Hemisfério Norte. Então, começamos a escolher datas, e junho pareceu um mês que poderíamos pegar. É muitas semanas depois de ‘Vingadores’, então não teremos tido um filme de super-heróis por um tempo, e nossa esperança é que as pessoas estarão animadas para ver outro.”

Por fim, o diretor foi convidado a falar sobre a presença feminina nesse filme. Muitas mulheres estão em destaque, seja Jean Grey, Mística, a vilã misteriosa interpretada por Jessica Chastain e até mesmo a Tempestade. De acordo com ele, isso foi planejado desde o início:

“É uma história focada em mulheres porque temos uma protagonista feminina na Jean. Eu não queria mudar isso. Eu acho que parte do que aconteceu em ‘O Confronto Final’ foi que, em vez de ser uma história sobre a Jean, acabou se tornando uma história sobre a cura – que na verdade, era uma trama de Charles, Erik e Wolverine. Dessa vez, eu queria que fosse uma história da Jean. Ela é a personagem dominante do filme. […] Parte do que eu amo nos X-Men é que eles tem personagens femininas incrivelmente fortes, e achei que seria hora de trazer isso à frente desse universo também.”

Embora os adiamentos tenham feito os fãs ficarem um pouco preocupados, estamos muito curiosos para saber aonde essa história vai nos levar, especialmente após o trailer empolgante que foi lançado nesta quinta-feira. Com sorte, o longa vai nos surpreender e entrar para a história como um dos melhores da franquia mutante.

Na galeria abaixo, fique com um pôster do filme:

X-Men: Fênix Negra chega aos cinemas no dia 6 de junho.

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux