Capa da Publicação

Vingadores: Ultimato – Roteiristas do filme contradizem os diretores ao falarem do fim do Capitão América!

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Vingadores: Ultimato veio para pôr um fim em uma era do Universo Cinematográfico da Marvel. Entretanto, o filme também deixou uma série de questões em aberto para que os fãs possam discutir mais pelos próximos anos. Uma das coisas que deixou todos os fãs confusos diz respeito ao fim do Capitão América, que conseguiu voltar no tempo para viver junto de Peggy Carter. 

Contudo, respeitando as leis de viagem no tempo, isso causaria vários paradoxos temporais – além de quebrar algumas regras da cronologia – o que gerou a teoria de que ele, na verdade, passou a viver em uma terra alternativa, antes de retornar para devolver seu escudo. No entanto, os roteiristas Stephen McFeely Christopher Markus, em entrevista ao Collider, rejeitam essa teoria.

“Nós não somos especialistas em viagem no tempo, mas a Anciã deixa claro que quando você retira uma Joia do Infinito de sua realidade, cria-se outra realidade. Então, Steve voltar no tempo não criaria uma nova linha temporal. Então eu rejeito a teoria de que ‘Steve está numa realidade alternativa’. Eu acredito que haja um período na história entre 1948 e agora em que tivemos dois Steve Rogers. E de qualquer forma, uma boa parte do outro está congelado. Então eles não vão se encontrar facilmente.”

Vale lembrar, no entanto, que em uma entrevista ao Entertainment Weekly, o diretor Joe Russo havia deixado claro que o retorno do Capitão América para a vida de Peggy Carter acabaria criando uma realidade alternativa – e isso abriria uma série de questões para o futuro:

“Se o Capitão voltasse ao passado e vivesse lá, ele criaria uma nova realidade. A questão então se torna: como ele retorna à essa realidade principal para devolver o escudo?”

Sendo assim, quem está certo? Os diretores ou os roteiristas do filme? A teoria mais cabível é que Steve tivesse de fato vivido em outra realidade, uma vez que sua volta ao passado acabaria quebrando a cronologia já estabelecida no Universo Cinematográfico da Marvel – especialmente em Agente Carter (que mostra Peggy após a guerra tentando superar a morte de Steve). Agora, resta saber se um dia teremos uma explicação definitiva para esse enigma.

Na galeria abaixo, fique com cartazes do filme:

Vingadores: Ultimato está em cartaz nos cinemas.

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux