Vingadores: Ultimato – Equipe de efeitos visuais fala sobre o desafio de criar o novo Hulk!

Capa da Publicação

Vingadores: Ultimato – Equipe de efeitos visuais fala sobre o desafio de criar o novo Hulk!

Por Raphael Martins

Em Vingadores: Ultimato, o Dr. Bruce Banner (Mark Ruffalo) finalmente faz as pazes com o Hulk, embora de uma maneira inusitada: ele encontra uma maneira de unir suas duas personalidades em uma, adotando em definitivo o visual verde e musculoso do gigante esmeralda, mas mantendo sua mente genial e sua personalidade intactas.

Isso não deve ter sido fácil de se fazer na ficção, mas foi menos ainda na vida real. A Disney/Marvel precisou criar toda uma nova tecnologia do zero para mostrar o personagem na tela da melhor maneira possível. Assim nasceu o Anyma, criado em 2015 pelo supervisor de efeitos visuais Russel Earl e sua equipe da Industrial Light & Magic.

Sucessor do programa Medusa, usado para capturar os movimentos faciais criados para Hulk e Thanos (Josh Brolin) em Guerra Infinita, o Anyma leva essa tecnologia ainda mais além. Thabo Beeler, chefe de pesquisa da DisneyResearchStudios, ressaltou que o programa dá mais liberdade para atores e equipe de filmagem trabalharem:

“A palavra [anima] contém ‘animação’, mas em latim também significa ‘alma’, e era isso que nós queríamos. Queríamos capturar a alma do ator. Isso permite que os artistas configurem suas câmeras a uma distância maior, para que os atores possam se mover com mais liberdade e possam performar de verdade. É muito flexível, porque aproveita as formas que você adquire com o Medusa e, através disso, cria um boneco digital muito específico do ator.”

Russel Earl deu alguns detalhes sobre o processo de criação do novo Hulk, elogiando bastante o trabalho de Mark Ruffalo no papel:

“A performance maravilhosa de Mark Ruffalo foi sutil e com nuances. Mark tem movimentos faciais muito distintos e uma simetria sutil que o tornam único. Isso por sua vez requer um nível maior de fidelidade em nossas soluções faciais. Nós começamos com um sistema facial robusto na ILM, mas depois de vermos os resultados iniciais do Anyma, sentimos que isso poderia ser instrumental em alcaçãr esse nível maior de fidelidade e fornecer mais controle sobre os dados finais de captura resolvidos, em que nossos artistas poderiam usar nosso próprio sistema de rastreamento e aplicar no nosso modelo do Hulk.”

Abaixo, você confere alguns cartazes de Vingadores: Ultimato:

Vingadores: Ultimato está em cartaz nos cinemas.

Fonte: ComicBook