Capa da Publicação

Vingadores: Ultimato – Diretor responde as principais dúvidas sobre a cronologia do filme!

Por Evandro Lira

Atenção: Alerta de Spoilers!

Em Vingadores: Ultimato, a maneira que os heróis encontraram para reverter o desastre causado por Thanos foi a volta no tempo, usando o conceito do Reino Quântico apresentado nos filmes do Homem-Formiga.

Mas como toda trama que mexe com o tempo, a de Vingadores: Ultimato deixou os fãs repletos de dúvidas. O diretor Joe Russo, no entanto, está disposto a esclarecer tudo, e por isso respondeu a diversas perguntas para um site chinês.

“Não, [a realidade de Ultimato] não se trata de um loop temporal”, explica ele. “Tanto a Anciã quanto o Hulk estavam certos. Você não pode mudar o futuro simplesmente voltando ao passado. Mas é possível criar um futuro alternativo diferente. Não é um efeito de borboleta. Todas as decisões que você tomou no passado podem criar uma nova linha do tempo. Por exemplo, o velho Cap no final, ele viveu sua vida de casado em um universo diferente do principal. Ele teve que fazer outro salto temporal ao nosso universo final para dar o escudo para Sam.”

Russo deixa bem claro que tudo que aconteceu nos filmes anteriores da Marvel continua intacto, e que as mudanças feitas pelos heróis ao voltarem no passado criaram mudanças em outras linhas alternativas.

“Os personagens deste filme criaram uma nova linha do tempo quando voltaram ao passado, mas não tiveram efeito no universo principal. O que aconteceu nos últimos 22 filmes ainda é canônico.”

Com certeza os acontecimentos de Ultimato mexeram com várias linhas temporais, causando futuros completamente diferentes para vários personagens. Mas na nossa linha do tempo principal, as coisas continuam como sempre foram.

O que você achou do conceito de volta do tempo de Vingadores: Ultimato? Deixe seu comentário.

Na galeria a seguir, fique com cartazes de Vingadores: Ultimato:

Vingadores: Ultimato está em cartaz nos cinemas.

Imagem de perfil
sobre o autor Evandro Lira

Editor, bacharel em Cinema e Audiovisual, bruxo nascido trouxa, filho dos filhos do átomo, mestre dos quatro elementos, fã de mais coisas do que deveria, frequentemente falando sozinho no Twitter. Segue: @evandroslira