Capa da Publicação

Tudo o que sabemos sobre a última temporada de Game of Thrones!

Por Evandro Lira

Estamos há poucas semanas de retornar a Westeros, mas dessa vez é para se despedir dos personagens que, durante toda essa década, fizeram história na televisão. E com a ansiedade a mil, resolvemos reunir todas as informações oficiais que temos sobre essa última temporada a fim de preparar o coração e afinar nossas expectativas para o encerramento de Game of Thrones.

Primeiro, os detalhes mais importantes: a oitava e última temporada da série terá seu primeiro episódio exibido em 14 de abril e o último, em 19 de maio. Serão 6 episódios no total, sendo o primeiro de 54 minutos, o segundo de 58, o terceiro de 1 hora, o quarto de 1h18 e os dois últimos de 1h20 cada.

Segundo o produtor executivo Bryan Congman, o último ano da série será muito emocionante e assustador, pois vai trazer todos os personagens se unindo para enfrentar um inimigo comum, ao mesmo tempo em que precisam lidar com suas diferenças. E isso já ficará muito claro logo no primeiro episódio.

A temporada abre com um acontecimento que os fãs esperam desde o começo de Game of Thrones. Daenerys Targaryen chegará com toda sua comitiva em Winterfell, algo que rapidamente remete ao piloto da série, lançado lá em 2011, quando toda a corte do Rei Robert Baratheon chega na casa Stark. E claro que se tratando de Game of Thrones, as coisas não vão ser um mar de rosas. A chegada de Dany causa um estranhamento nos demais residentes de Winterfell, principalmente em Sansa, que não vê com bons olhos a relação do irmão com a Mãe dos Dragões.

Sansa, que aliás, enfrentará um grande desafio nessa reta final, segundo conta Sophie Turner à Variety. “Há uma nova ameaça e, de repente, ela se vê de volta ao fundo do poço”, diz a atriz. Para ela, o final de Mindinho na temporada passada resulta agora em uma prova de fogo para Sansa, já que a partir de agora ela terá que enxergar tudo com seus próprios olhos, no que Turner chama de uma “luta muito mais pessoal do que política e manipuladora.”

Para os showrunners David Benioff e Dan Weiss, tudo que aconteceu e que ainda irá acontecer com os personagens foi exatamente no tempo certo e como eles queriam. Foram eles, inclusive, que tiveram que persuadir a HBO a terminar a série ainda no auge: “Há o velho ditado que fala ‘Sempre deixe as pessoas querendo mais'”, disse Benioff a Entertainment Weekly. A emissora assegurou os dois de que iria oferecer tudo que precisassem para que a série tivesse uma conclusão digna de um verdadeiro blockbuster de verão americano. E parece que a promessa foi cumprida.

De acordo com a EW, as filmagens da oitava temporada duraram nada menos que 10 meses. Isso é um tempo impensável para uma série de televisão de 6 episódios. E só a cena de batalha, que promete ser a maior de toda a série, exigiu que a equipe trabalhasse por 11 semanas, durante todas as noites, com temperatura abaixo dos 30 graus. Peter Dinklage, o Tyrion Lannister, faz até uma comparação divertida com a épica batalha do final da sexta temporada: “A sequência faz a Batalha dos Bastardos parecer um parque temático”. A Variety aponta que cada um dos episódios custou 15 milhões de dólares.

Foi executado todo um trabalho de segurança para evitar que informações cruciais do enredo escapem nessa última temporada. Você já deve ter ouvido falar de todos os rumores e supostos roteiros que circulam pela internet, mas acreditem, nenhum deles tem base em nada concreto. Os verdadeiros roteiros e documentos de produção estão cheio de nomes em códigos, e até mesmo “assassinos de drones” foram usados para proteger o set de qualquer máquina que estivesse tentando sobrevoá-lo. David Nutter, o diretor de metade dos episódios dessa temporada, inclusive, afirmou ao Huffigton Post que algumas cenas falsas foram filmadas para despistar paparazzis.

O ator Jon Bradley, intérprete de Sam Tarly na série, confirmou que a dupla David Benioff e Dan Weiss dirigiram o episódio final dizendo que “Eles mereceram o direito de terminar esse programa da maneira que acharam melhor”.

Tivemos acesso ao trailer da oitava temporada de Game of Thrones no início de março, mas ele não nos revelou muito mais do que já sabíamos. Nele, é possível ver a chegada de Daeanerys e Jon Snow em Winterfell, Arya em apuros, Jaime Lannister disposto a lutar contra os Caminhantes Brancos, além dos guerreiros de Westeros se  pondo a postos com a chegada do Rei da Noite.

Nessa semana, a HBO anunciou o lançamento de um documentário de duas horas que promete balançar o coração dos fãs. Segundo o comunicado divulgado pela emissora, o filme é “muito mais do que um documentário de bastidores, é uma história engraçada e comovente, contada com sagacidade e intimidade, sobre os prazeres agridoces do que significa criar um mundo – e depois ter que dizer adeus a ele”.

Que a última temporada de Game of Thrones terá traições, guerra, sangue e morte, todo mundo sabe, mas vai haver também muitos momentos emocionantes. O ator Kit Harrigton, que vive Jon Snow, contou que chorou muito especificamente em duas partes na primeira leitura que fez do roteiro, e Emilia Clarke, a Daenerys, disse que filmar os momentos finais da sua personagem acabou com ela.

O que resta para nós, meros mortais que de nada sabemos, é esperar e torcer para que nossos personagens favoritos sobrevivam à chuva de sangue dessa temporada, ou mais ainda, que Game of Thrones tenha um final espetacular digno de uma das melhores séries que a televisão já teve!

 

Confira uma lista de 10 melhores personagens de Game of Thrones:

Imagem de perfil
sobre o autor Evandro Lira

Editor, bacharel em Cinema e Audiovisual, bruxo nascido trouxa, filho dos filhos do átomo, mestre dos quatro elementos, fã de mais coisas do que deveria, frequentemente falando sozinho no Twitter. Segue: @evandroslira