Capa da Publicação

Sony oficializa divisão dedicada a adaptar seus jogos para o cinema!

Por Raphael Martins

Filmes baseados em games estão longe de ser uma unanimidade, tanto entre gamers quanto entre fãs da sétima arte. Mas isso não parece impedir a Sony de se aventurar nesse meio através de sua mais nova empreitada.

De acordo com o site The Hollywood Reporter, a Sony acaba de oficializar a criação de uma divisão inteiramente dedicada a adaptar jogos do Playstation para a TV e o cinema. Chamada Playstation Productions, o novo estúdio contará com catálogo extenso de títulos para futuras produções em animação e live action.

A nova divisão da Sony será comandada por Asad Qizilbash, executivo de marketing da empresa, e Shawn Layden, presidente da Sony Interactive Entertainment Worldwide. Ao THR, Layden falou sobre o novo projeto:

“Nós temos 25 anos de experiência desenvolvendo jogos e isso criou 25 anos de grandes games, franquias e histórias. Sentimos que agora é uma boa hora para olhar para outras oportunidades de mídia através de streaming, cinema e televisão, para dar aos nossos mundos vida em um outro prisma.”

Asad Qizilbash também se pronunciou sobre a nova divisão da Sony, revelando que teve conversas com Kevin Feige, presidente do Marvel Studios:

“Pelos últimos um ano e meio, dois anos, passamos tempo tentando entender a indústria, conversando com escritores, diretores, produtores. Falamos com o [produtor de cinema] Lorenzo di Bonaventura e com Kevin Feige para realmente entendermos melhor a indústria.”

Shawn Layden ainda comparou a Playstation Productions com o Marvel Studios, traçando um paralelo entre os dois:

“Nós olhamos para o que a Marvel fez ao pegar o mundo das histórias em quadrinhos e o transformar na maior coisa do mundo do cinema. Seria um objetivo alto dizer que nós estamos seguindo os passos deles, mas nós certamente tiramos inspiração disso.”

Lyden também se mostrou bastante preocupado com a qualidade dos filmes baseados em jogos e citou erros que sua nova divisão está comprometida a não cometer:

“Você pode notar só de assistir a adaptações de vídeo games mais antigas que o roteirista ou o diretor não entendiam aquele mundo ou o lance com jogos. O verdadeiro desafio é, como você pega 80 horas de gameplay e transforma em um filme? A resposta é, você não faz isso. O que você faz é pegar aquele ethos que você escreve de lá especificamente para o público do filme. Você não tenta recontar o jogo no filme.”

O Playstation tem incontáveis títulos em sua biblioteca, como Tomb Raider, Crash Bandicoot, Uncharted, God Of War, The Last of Us e muitos outros. Só nos resta esperar que essa nova divisão de cinema da Sony faça justiça a todos eles e mude o estigma de adaptações de jogos para o cinema serem ruins.

Veja a imagem do roteiro pronto do filme de Uncharted na nossa galeria:

Imagem de perfil
sobre o autor Raphael Martins

Redator, apresentador e roteirista. Gosto de longas caminhadas na praia, Star Wars, tokusatsu, anime e filé com batata frita. Deixo as pessoas constrangidas. Você pode trocar uma ideia comigo no Twitter: @aqueleraphael