Robert Zemeckis – O diretor que viajou para o futuro dos cinemas!

Capa da Publicação

Robert Zemeckis – O diretor que viajou para o futuro dos cinemas!

Por Guilherme Souza

Se você cresceu como um fã de filmes dos anos oitenta ou da Cultura Pop em geral, você com certeza já deve ter ouvido falar de Robert Zemeckis e, caso não tenha ouvido, você provavelmente já assistiu algum dos filmes dirigidos por ele

Caso ainda não tenha ligado o nome à pessoa, Zemeckis é o diretor por trás de sucessos como Uma Cilada Para Roger Rabbit, a trilogia De Volta Para o Futuro, O Expresso Polar, Náufrago e tantos outros. 

Nascido em Chicago, Robert demonstrou seu interesse pelo cinema desde pequeno, mesmo que sua família não lhe desse incentivo para isso. 

Na faculdade, o cineasta enfrentou muitos desafios, que foram impostos tanto por seus colegas de classe quanto pelos professores, mas mesmo assim, ele conseguiu superá-los e se destacar. Seu trabalho de conclusão de curso foi tão bom que isso lhe abriu uma porta para conversar com Steven Spielberg, outra lenda do cinema, que ficou deslumbrado com a qualidade do curta-metragem produzido por Zemeckis. 

Mesmo com tanto talento e sendo mentorado por Spielberg, Zemeckis teve dificuldade em emplacar seus primeiros filmes, algo que fez com que ele começasse a ser desacreditado na indústria. Além de seu talento para a parte audiovisual, o cineasta também era um criativo por natureza e escrevia roteiros grandiosos, mas seus fracassos fizeram com que muitos estúdios recusassem a ideia de produzir um filme sobre um garoto que viajava no tempo

A maré de azar de Zemeckis acabou quando ele foi contratado por Michael Douglas para dirigir o filme Tudo por Uma Esmeralda. Dali em diante, a carreira do cineasta começou a deslanchar e sua trilha de sucessos se iniciou. Foi nesse momento em que o diretor também conheceu o compositor Alan Silvestre, a quem ele confiou as trilhas sonoras de todos os filmes que dirigiu. 

Com o sucesso de Tudo Por Uma Esmeralda, Zemeckis conseguiu a oportunidade que precisava: um estúdio para produzir o filme De Volta Para o Futuro. Mesmo inseguros em relação ao material promocional do longa, a produção acabou sendo um verdadeiro sucesso, passando 11 semanas em primeiro lugar nas bilheterias e rendendo outras duas sequências. 

Na franquia, Zemeckis conseguiu usar inovadoras técnicas de computação gráfica, que não eram exploradas na época, aliás, a tecnologia ainda era muito precária, mas mesmo assim, ele conseguiu realizar um produto que, até hoje, é referência para muitos cineastas. 

Dali em diante, seus projetos foram ficando cada vez mais ambiciosos e é claro que isso chamou a atenção da academia de Artes, que começou a premiar suas produções com o cobiçado Oscar

Logo depois de dirigir o primeiro filme da franquia De Volta Para o Futuro, Zemeckis foi escalado pela Disney para dirigir a adaptação Uma Cilada para Roger Rabbit, baseada no livro de Gary K. Wolf, um filme que viria a se tornar o longa-metragem mais caro já produzido (na época). O longa foi vencedor de quatro prêmios Oscar e um sucesso de crítica e público. 

Depois disso, seria redundância falar sobre outros projetos na carreira do cineasta, já que, assim como os anteriores, eles também trouxeram algo extremamente valioso e inovador. 

É claro, Zemeckis não se resume a efeitos especiais, afinal, ele também teve muito êxito dirigindo dramas de sucesso como Náufrago e Forrest Gump: O Contador de Histórias, mostrando que sua versatilidade artística ia muito além de produções rebuscadas. 

Agora, o cineasta se prepara para encabeçar o que promete ser outra produção surpreendente em sua carreira. Trata-se do remake do filme A Convenção das Bruxas, adaptação do livro de Roald Dahl. O longa original de 1990 foi muito bem recebido pela crítica, porém não teve tanto êxito nas bilheterias, contudo, podemos dizer que se tornou um grande clássico da Sessão da Tarde.

O remake tem em seu elenco nomes de peso como Anne Hathaway e Octavia Spencer. Somando esses talentos com a criatividade sem fim de Zemeckis e seus dons para os efeitos especiais, podemos com certeza esperar por mais um filme grandioso

Aproveite e confira nossa lista com 11 Previsões de De Volta para o Futuro que se confirmaram: