Pokémon GO – Jogo muda sua história no Brasil após Zona Safari!

Capa da Publicação

Pokémon GO – Jogo muda sua história no Brasil após Zona Safari!

Por Felipe Vinha

No último fim de semana de janeiro de 2019, entre os dias 25 e 27, a produtora Niantic promoveu a Zona Safari, um evento inédito na América Latina para Pokémon GO, sendo também o primeiro evento oficial do game a ocorrer no Brasil – tudo rolou em Porto Alegre, na orla do Guaíba, Rio Grande do Sul.

A Legião dos Heróis conferiu o evento de perto, não apenas para capturar as criaturas inéditas e exclusivas que apareceram por lá. A ideia era também conhecer mais como é um evento oficial da Niantic para Pokémon GO e conversar com representantes da empresa, para saber o que estão achando da performance do game no Brasil e o contato com os fãs.

Para quem costuma dizer “alguém ainda joga isso?”, é possível responder que “muita gente”, e cada vez mais. Milhares de participantes de reuniram para jogar durante o evento, e isso dentro de uma capital que é fora do famoso “eixo Rio-São Paulo”, o que prova a força de Pokémon. Todo o cuidado da Niantic, que preparou tendas temáticas, PokéStops físicos e outros adereços, também fez a diferença e ajudou a mudar a história do jogo no Brasil.

Isso porque, até então, Pokémon GO já era muito jogado, mas todos os eventos eram organizados por fãs, por iniciativa própria. A Niantic já havia reservado profissionais para atender o público brasileiro, além de providenciar localização em português, mas era necessário um passo adiante na evolução deste relacionamento.

Mas é claro que o evento não foi livre de problemas, alguns deles naturais. O calor brasileiro, o maior deles, fez muitas pessoas não se sentirem bem durante o evento, o que fez com que a Niantic tentasse remediar, distribuindo água entre os participantes. Omar Téllez, representante da Niantic no Brasil, nos contou que muitos dos problemas foram resolvidos, entre eles o de conectividade, e que a maior preocupação era promover um evento onde todos pudessem jogar bem e sem se preocupar.

Os Pokémon exclusivos, claro, estiveram presentes em peso: Relicanth e Unown que formavam o nome “Porto Alegre”, além de versões Brilhantes de Psyduck – que também pintaram pelo resto do Brasil. Iniciais da quarta geração, como Piplu, Turtwig e Chimchar igualmente tiveram suas aparições aumentadas durante todo o período.

No geral um bom evento, com alguns pontos que poderiam melhoras, mas que terminou com saldo positivo. Uma pena que, dificilmente, veremos a dose repetir tão cedo no Brasil (afinal, outros países precisam ter a honra de receber uma Zona Safari, antes que ela volte para cá!), mas, desde já, ficamos na torcida para mais suporte da Niantic em território nacional. Afinal, já está mais do que comprovado de que, sim, Pokémon GO ainda é sucesso por aqui!

Fique ainda com nossas fotos de vários momentos da Zona Safari e Pokémon GO no Brasil:

Pokémon GO está disponível para dispositivos mobile Android e iOS.