Não é Desenho – Todos os detalhes por trás do clipe do rapper brasileiro Rashid e suas referências!

Capa da Publicação

Não é Desenho – Todos os detalhes por trás do clipe do rapper brasileiro Rashid e suas referências!

Por Lucas Rafael

A relação entre o rap e a cultura pop sempre foi bastante íntima. Se ano passado tivemos Emicida lançando uma música inspirada em Pantera Negra, chegou a vez de outro nome de peso da cena nacional referenciar o cinema heroico. O clipe “Não é Desenho“, do rapper Rashid, vai muito além de uma só inspiração e abarca diversas referências que vão dos quadrinhos e filmes até os animes.

Rashid sempre se mostrou um artista em sintonia com o cenário geek, munindo suas rimas com referências e homenagens para diversos personagens, passando por heróis até vilões de todo porte, sejam samurais ou meta humanos. Mais do que mera bagagem cultural, o artista sempre trouxe seu amor pela cultura estampado em suas roupas. Agora, todo esse conhecimento e respeito transbordam na afiada letra da música “Não é Desenho“, acompanhado por um clipe de visual bastante distinto.

No vídeo, vemos uma animação de cores fortes criada com base na técnica “rotoscopia“, que sobrepõe imagens reais com desenhos. “Não é Desenho” teve seu visual concebido por um casal de ilustradores que deram duro no trampo: foram 2750 desenhos realizados à mão para adornarem o visual do clipe.

Quanto aos versos em si, são diversas rimas que trazem referências à cultura pop. A primeira que salta aos ouvidos é quando Rashid menciona Thanos, o vilão cósmico de Vingadores: Guerra Infinita. Ele usa as Joias do Infinito presentes na luva do antagonista como um artifício para declarar o seu poder, comparando-o com a pressão utilizada na fabricação de joias que normalmente viram artigos de vitrine.

“E toda a pressão que compõe dias, lutas glórias esses anos
Não me fez diamante pra tá na vitrine, eu sou um dos 6 na luva do Thanos”

O rapper vai além, se definindo como um “Saitama rueiro“, afirmando estar “brigado com o tempo igual Dark ou Donnie Darko ou Tony Stark

Você pode conferir o vídeo de Rashid logo abaixo:

Destaque para como as referências geeks não são o foco da música, mas existem para complementar rimas de temas mais densos, o que demonstra o respeito de Rashid por este tipo de entretenimento. Curtiu a obra do músico? Comente!

Abaixo, confira nossa galeria sobre Vingadores: Ultimato.