Entendendo as reviravoltas de Attack on Titan!

Capa da Publicação

Entendendo as reviravoltas de Attack on Titan!

Por Guilherme Souza

Attack on Titan se tornou um dos animes mais populares dos últimos tempos e motivos para isso não faltam. Contando com muitas reviravoltas, violência e uma complexa trama política, o anime nos mostra um mundo pós-apocalíptico, onde o que resta da humanidade vive sob a proteção de muralhas enormes – e tudo o que resta fora delas são criaturas irracionais gigantescas devoradoras de humanos, que são chamadas de Titãs.

A princípio, o conceito da trama parece bem simples de se entender, afinal, estamos acostumados com histórias pós-apocalípticas, contudo, no decorrer das três temporadas do anime que já foram ao ar, descobrimos que tudo é muito mais profundo e complexo do que imaginávamos. Uma das maiores dificuldades em se entender as reviravoltas da série é o fato delas não serem apresentadas em ordem cronológica, mas sim, através de muitos flashbacks que se conectam com os eventos do presente, fora o fato de que muitas questões apresentadas na primeira temporada só foram respondidas na terceira, fazendo com que o público ficasse confuso. 

Por esse motivo, resolvemos criar uma linha do tempo para a história, apresentando os principais fatos que culminarão na quarta e última temporada do anime. 

Primeiramente, para entender todo o problema com os Titãs, devemos entender a origem deles. De acordo com a história, os Titãs se originaram de uma garotinha chamada Ymir Fritz, que era capaz de transformar outras pessoas em Titãs puros

Ymir governou como rainha por 13 anos, até que, misteriosamente, ela morreu. Depois de morta, seus poderes foram divididos em Nove Titãs, que foram chamados de Súditos de Ymir. Dentre os Nove, estava o Titã Fundador, que tinha o poder de transformar outros em Titãs, bem como controlar os outros Titãs e até mesmo apagar memórias, quando em contato com um descendente de Ymir. 

Os Nove Súditos de Ymir entraram em uma guerra contra o povo de Marley, onde tomaram suas terras e fundaram o império de Eldia. Eldia conquistou diversas outras nações usando o poder dos Titãs, porém as famílias que mantinham o poder dos nove Súditos de Ymir vivam em conflito. 

As coisas ficaram ainda piores quando os Marleyanos, que guardavam rancor do povo de Eldia, conseguiram obter o poder de sete dos nove Súditos de Ymir, organizando um golpe de estado contra Eldia. Esse período foi chamado de A Grande Guerra dos Titãs e durou até o momento em que o Rei Karl Fritz, que tinha o poder do Titã Fundador, se cansou dos conflitos e se retirou para a Ilha Paraíso, juntamente com os moradores de Eldia. A guerra acabou com uma mensagem de Fritz, que ameaçava usar o poder do Titã Colossal, que foi para a Ilha com ele, para destruir o mundo. 

Na Ilha, Fritz usou os titãs para construir muralhas gigantescas, que protegeriam os moradores contra o mundo externo, além de apagar as memórias deles, fazendo-os acreditar que não existiam outros lugares habitados além da Ilha. 

Para manter a segurança do poder do Titã Fundador, a Família Real Fritz passou a viver escondida sob o nome Reiss, onde poderiam passar o poder para futuras gerações sem correr o risco de serem descobertos.

Com o poder dos Sete Súditos de Ymir, a nação de Marley voltou a dominar os territórios ao redor do mundo e subjugou os Eldianos que não acompanharam Fritz para a Ilha Paraíso, fazendo deles cidadãos de baixa renda. 

Dentro dos domínios de Marley, os Eldianos remanescentes tentam se organizar e restaurar a glória de seu povo, mas todos os traidores que fossem descobertos, acabavam sendo punidos com o exílio para um deserto próximo à ilha paraíso, mas antes, eram transformados em Titãs irracionais

Anos mais tarde, nasceu um Eldiano de nome Grisha Yeager e é aí que começa a história atual do anime. 

Grisha, era irmão mais velho de Faye Yeager. Quando eram crianças, o dois acabaram ultrapassando os limites da colônia Eldiana, porém ao serem capturados, Grisha foi punido por um oficial chamado Eren Kruger, enquanto Faye foi levada para longe por outro oficial.

O oficial acabou matando Faye, mas não admitiu isso para a família do garoto, apenas falando que um acidente havia acontecido e que Grisha era o culpado. Os anos passaram e Grisha cresceu com a raiva pelos marleyanos que mataram sua irmã.

Assim, ele foi recrutado por uma nova resistência, que tentava restaurar o poder de Eldia, lá, ele conheceu Dina Fritz, uma herdeira da família real com quem se casou e teve um filho chamado Zeke

Os anos passaram e Grisha e Dina começaram a preparar Zeke para o futuro, falando-lhe sobre sua importância e o papel que ele assumiria quando tomassem o poder, porém tamanha pressão em cima do garoto fizeram com que ele se rebelasse e denunciasse seus pais e os demais seguidores da resistência para as autoridades de Marley.

Após isso, todos os que foram presos, foram punidos com a sentença de se transformarem em titãs e serem exilados no deserto, mas antes, Grisha descobriu que O Coruja, um dos informantes da resistência, era na verdade Eren Kruger, o mesmo oficial que puniu Grisha quando criança.

Eren carregava o poder do Titã de Ataque, um poder que seria dado a Grisha para que ele concluísse os planos da resistência. As instruções de Eren para Grisha foram que, após ele receber o poder do Titã de Ataque, deveria ir para a ilha Paraíso, onde formaria uma nova família e passaria esse poder adiante para seu filho. 

Os anos se passam e, como esperado, os Marleyanos acabam ficando sem recursos, sendo assim, eles voltam sua atenção para a Ilha Paraíso. Como forma de tentar penetrar as muralhas, os Marleyanos começam a treinar sete crianças especiais que receberiam o poder dos súditos de Ymir e adentrariam as muralhas da Ilha.

Como um morador da Ilha, Grisha Yeager se casou com Carla, com quem tiveram um filho chamado Eren, o grande protagonista da história. Eren cresceu como um garoto que sonhava em se unir ao Esquadrão de Sobrevivência, porém sua mãe tentava lhe tirar essa ideia da cabeça, já que isso era muito perigoso. 

Conforme dissemos anteriormente, crianças de Marley estavam sendo treinadas para atacar a Ilha e esse ataque aconteceu no distrito de Shinganshina, o mesmo em que vivia a Família Yaeger. Liderado pelo novo portador do Titã Colossal, responsável por dar os primeiros danos na Muralha Maria, o ataque continuou com o novo portador do Titã Encouraçado, que abriu um buraco na muralha que permitiu a invasão dos Titãs puros. 

O ataque em Shinganshina foi devastador, com muitas pessoas tendo sido devorada pelos titãs invasores ou soterradas com os destroços da muralha. Dentre os mortos, estava Carla Yeager, mãe de Eren, que foi devorada pela versão titânica de Dina Fritz, antiga mulher de Grisha.

Antes do ataque em Shinganshina, Grisha foi até o local onde os descendentes da Família Reiss vivam e implorou para que Frieda Reiss usasse seu poder de Titã Fundador para impedir o ataque, o que pouparia a morte de seus entes queridos, porém Frieda se recusou a atender o pedido de Grisha. Grisha então se transformou no Titã de Ataque e enfrentou o Titã Fundador. O Titã de Ataque venceu o confronto e devorou Frieda, fazendo então com que Grisha obtivesse tanto o poder do Titã de Ataque quanto o poder do Titã Fundador

Após o confronto com Frieda Reiss, Grisha iria matar todos os membros da família Reiss que estavam no local, porém Rod Reiss conseguiu escapar e sobreviver. Depois de escapar, Rod foi se encontrar com sua filha, a jovem Historia, que na verdade, era uma filha ilegítima que ele teve com uma das criadas de sua casa. 

Quando a família real Fritz resolveu se esconder e adotar o sobrenome Reiss, as muralhas passaram a ser comandadas pelo Governo Real, uma monarquia falsa que liderava a Ilha Paraíso no lugar dos Fritz, porém tais governantes não estavam dispostos a abrir mão desse poder caso os reis de direito quisessem assumir o controle novamente, sendo assim, qualquer herdeiro Reiss era uma ameaça, incluindo a jovem Historia. 

Enquanto tentava fugir com Historia e a mãe dela, Rod foi interceptado por Kenny Ackerman, que matou Alma, mãe de Historia, e iria matar também a garota, se Rod não tivesse sugerido que ela mudasse de nome e entrasse para o Esquadrão de Treinamento, assim sua morte era garantida. E foi assim que Historia Reiss passou a se chamar Krista Lenz.

Depois da morte de Carla, Grisha se encontrou com seu filho, Eren e o levou para uma floresta afastada da cidade, onde lhe contou, parcialmente, seus segredos e os poderes dos Titãs. Grisha transformaria seu próprio filho em um Titã Puro para que ele o devorasse, assim, Eren receberia os poderes dos Titãs Fundador e de Ataque que pertenciam a seu pai.

Ao acordar na floresta, Eren descobriu que seu pai não estava mais lá, porém não se lembrava do que havia acontecido, lembrando-se apenas de uma chave que seu pai lhe deixara, chave esta que abriria o porão da casa da família, onde Grisha guardava os registros de sua história antes de chegar à Ilha Paraíso. 

Eren então foi levado para o Distrito de Trost, onde se juntou à 104ª Tropa de Treinamento, assim como seus amigos Armin Arlet e Mikasa Ackerman. Enquanto esteve em treinamento, Eren evoluiu muito, fez novos amigos e aliados, até que chegou o dia em que houve uma invasão no Distrito de Trost e ele descobriu os poderes do Titã de Ataque. 

O ataque foi, mais uma vez, coordenado pelos Titãs Colossal e Blindado, porém mais à frente na história, descobrimos que eles conseguiram realizar isso, pois suas formas humanas estavam infiltradas no esquadrão de reconhecimento, sendo eles Bertolt Hoover e Reiner Braun.

Acontece que tanto Bertolt quanto Reiner estavam sendo comandados por uma outra figura, o Titã Bestial, que era ninguém mais, ninguém menos do que Zeke Yeager, filho de Grisha que o expôs para os Marleyanos. Zeke foi uma das crianças escolhidas para receber o poder dos súditos de Ymir e liderava os demais na operação de invasão da Ilha Paraíso. 

Quem também acompanhava o trio era Annie Leonhart, que recebeu o poder da Titã Fêmea. Annie também estava infiltrada nas Tropas de Treinamento, o que significa que o sistema era mais falho do que imaginávamos. 

Ao longo das três temporadas do anime, vimos muitos outros eventos recorrentes que complementam as afirmações acima, porém isso é o suficiente para que você entenda os pontos mais importantes. Agora, nos resta aguardar pela quarta e última temporada para descobrirmos as verdadeiras intenções de Zeke e o desfecho da expedição liderada por Eren, que visa mostrar o herói e os Eldianos contra os Marleyanos

Veja também: