Cruzada das Crianças – Criador da HQ censurada no Rio de Janeiro se manifesta nas redes sociais!

Capa da Publicação

Cruzada das Crianças – Criador da HQ censurada no Rio de Janeiro se manifesta nas redes sociais!

Por Evandro Lira

Hoje, um dos assuntos mais debatidos nas redes sociais está relacionado à medida do governo de Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro, que determinou que a HQ Vingadores: A Cruzada das Crianças, de 2010, deveria ser recolhida da Bienal do Livro por conter conteúdo impróprio.

A Bienal se recusou a atender o pedido da prefeitura e alegou que o quadrinho não possui nada de que impeça sua comercialização de maneira livre. O tal “conteúdo impróprio” mencionado pelo prefeito se trata apenas de um beijo entre os personagens Wiccano e Hulkling.

O assunto repercutiu não só no Brasil como também nos portais internacionais, e claro, chegou aos ouvidos dos artistas por trás da HQ. Jim Cheung, ilustrador, que divide os créditos do quadrinho com Allan Heinberg, foi ao Instagram e se manifestou contra a posição da prefeitura do Rio.

Leia o texto de Cheung traduzido:

“Foi com muita surpresa hoje que descobri que o prefeito do Rio de Janeiro decidiu proibir a venda do meu livro (e de Allan Heinberg), Vingadores: A Cruzada das Crianças, por supostamente ter material inapropriado.

 

Para quem não conhece o trabalho de 2010, a controvérsia envolve um beijo entre dois personagens masculinos.

 

Não sei o que levou o prefeito a achar uma obra com quase uma década e que já estava à venda há muitos anos, mas posso dizer honestamente que não havia motivação ou agenda ocultas por trás da obra na promoção de um estilo de vida específico, nem no direcionamento de um público único. A cena apenas descreve um momento de ternura entre dois personagens que estão em um relacionamento estabelecido.

 

Como artista, minha paixão é contar histórias; histórias de grande heroísmo, compaixão e amor, com personagens tão autênticos e diversos quanto possível. Personagens que retratam todos os estilos de vida e cores, sejam pretos ou brancos, marrons, amarelos ou verdes.

 

O fato deste livro, de quase uma década atrás, estar agora sendo destacado pelo prefeito talvez apenas mostre como ele pode estar fora de contato com os tempos atuais. A comunidade LGBTQ está aqui para ficar, e eu não tenho nada além de amor e apoio para aqueles que continuam lutando pela validade e por uma voz a ser ouvida.

 

Espero que o belo povo do Brasil, esta nação maravilhosamente diversa e orgulhosa, veja além desse ‘barulho’ político e coloque seu foco na luz e na união, em vez de ajudar a semear as sementes do conflito e da divisão.”

A assessoria da Bienal confirmou que a ordem foi lançada na noite de ontem, e que nesta manhã, todas as cópias da edição encadernada de Vingadores: A Cruzada das Crianças foram vendidas.

Leia nosso artigo sobre o assunto:

A Cruzada das Crianças – Uma história sobre amor, compaixão e perdão!

Fique também com: