Capa da Publicação

Coringa – Warner Bros. responde carta de protesto escrita por vítimas de tiroteio!

Por Gus Fiaux

Embora esteja atraindo a atenção de vários fãs de HQs, Coringa também está gerando diversas polêmicas antes mesmo de seu lançamento, pela retratação de violência e pela possível glorificação de assassinos. Recentemente, as vítimas do tiroteio em uma sessão de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, em 2012, escreveram uma carta à Warner Bros., mostrando sua preocupação com os temas e influências do novo filme.

Além de decidir não fazer uma exibição do filme no Aurora Century Theater, onde o massacre foi executado, a Warner Bros. também lançou uma declaração oficial, oferecendo sua simpatia às vítimas da tragédia, mas dizendo que o filme não tem nada a ver com a violência real e que os criadores do longa não endossam esse tipo de ato:

“A violência de armas em nossa sociedade é um problema crítico, e nós mandamos nossas mais profundas simpatias a todas as vítimas e famílias impactadas por essas tragédias. Nossa companhia tem uma longa história de doações para vítimas de violência, incluindo os presentes no tiroteio do Cinema Aurora, e nas últimas semanas, nossa empresa-mãe se juntou a outros líderes do mercado para chamar a atenção das autoridades para lidar com essa epidemia. Ao mesmo tempo, a Warner Bros. acredita que uma das funções das histórias é provocar conversas difíceis sobre temas complexos. Não entendam mal: nem o personagem fictício Coringa ou o filme endossam a violência na vida real, de qualquer tipo. Não é a intenção do filme, dos cineastas ou do estúdio que detém os direitos do personagem retratá-lo como um herói.”

Essa polêmica tem trazido vários debates importantes, a respeito do papel da arte em eventos reais, e como precisamos estar preparados para discernir a realidade da ficção. E quando falamos em violência real, é preciso ficar atento ao que as pessoas tem a dizer, especialmente quem já passou por uma experiência tão terrível quanto um tiroteio nos cinemas.

De qualquer forma, a estreia de Coringa ainda está programada para 3 de outubro no Brasil. O longa conta com a direção de Todd Phillips. No elenco, temos nomes como Joaquin Phoenix, Zazie Beetz, Robert De Niro, Marc Maron Frances Conroy. 

Na galeria abaixo, fique com cartazes do filme:

Coringa chega aos cinemas no dia 3 de outubro. 

Fonte: Heroic Hollywood

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux