Coringa – Filme não deve ser lançado na China!

Capa da Publicação

Coringa – Filme não deve ser lançado na China!

Por Raphael Martins

A China é o país mais populoso do mundo, com uma das maiores economias do planeta. Sendo assim, é natural que grandes produtores de conteúdo, como a industria do cinema e a dos games, tentem abocanhar uma parte desse dinheiro com suas produções.

O problema é que a China é uma ditadura militar comunista, e como todo regime ditatorial, qualquer coisa que vá contra sua ideologia é sumariamente banida ou proibida de adentrar o país. Sendo assim, essas indústrias de entretenimento seguem tentando “se adequar” aos padrões da China para terem seus produtos comercializados por lá, o que nem sempre é possível.

Sendo assim, não é exatamente uma surpresa que Coringa, um dos filmes mais polêmicos e controversos dos últimos anos, não seja exibido por lá. De acordo com o site Deadline, o longa-metragem foi proibido de adentrar no mercado chinês por seu “tom e conteúdo”.

Com várias tensões acontecendo entre o governo chinês e Hong Kong, que luta por mais liberdade e por uma democracia, não é muito estranho imaginar que o país não quisesse que um filme sobre um homem que desafia a ordem vigente fosse exibido ao grande público.

Em diversos protestos políticos ao redor do mundo – incluindo os da América Latina – é possível ver pessoas fantasiadas de Coringa, criticando o sistema e o governo e fazendo do personagem um novo símbolo político, da mesma forma que aconteceu com V de Vingança.

Vale lembrar que recentemente, a produtora de games Blizzard e a série South Park se envolveram em polêmicas com a China. O estúdio de Overwatch baniu vários jogadores profissionais e personalidades do meio por se posicionarem a favor dos protestos em Hong Kong, enquanto South Park fez um episódio justamente sobre a indústria do entretenimento ter que se adequar aos padrões chineses para lucrar, zoando um monte o gigante asiático.

Fique com imagens de Coringa em nossa galeria:

Fonte: ComicBook