Capa da Publicação

Coringa – Diretor explica porque o filme se passa no final dos anos 70!

Por Gus Fiaux

Coringa nem sequer chegou aos cinemas mundiais, mas já está sendo um dos filmes mais comentados de 2019. O longa promete contar uma nova interpretação da origem do popular vilão do Batman, enquanto também mostra uma cidade sitiada por tensão política.

O longa surpreendeu por ser situado no “fim da década de 70 ou começo da década de 80”. Recentemente, o diretor Todd Phillips discutiu em uma sessão de perguntas e respostas (via Comic Book Movie) o motivo dessa ambientação. De início, ele foi questionado por que o filme não é ambientado em um ano específico:

“Bem, para nós, no filme, nunca dissemos que é 1981, mas dissemos que é o fim dos anos 70 ou o começo dos anos 80, principalmente porque não queremos que as pessoas fiquem pensando: ‘Nossa, aquele modelo de carro não existia em 1981’. Então definimos como fim da década de 70 ou início da década de 80.”

Posteriormente, o cineasta explicou um pouco do motivo pelo qual o filme foi ambientado nesse período. De acordo com ele, existem “várias razões“, mas pelo visto a principal foi para que o filme não fosse confundido como parte do Universo Estendido da DC Comics:

“Uma das razões foi para separar o filme, honestamente, do Universo DC. Quando demos a ideia para a Warner Bros. e trouxemos o roteiro para deixar isso claro, isso claramente não tem nada a ver com o que quer que esteja acontecendo [no DCEU]. Isso se passa em um universo separado. Então, o filme se situa antes de qualquer outra coisa.”

Vale relembrar: o filme não se passa no mesmo universo de Batman vs. Superman ou Liga da Justiça, o que significa que este Coringa não tem nada a ver com a versão do personagem interpretada por Jared Leto em Esquadrão Suicida. Ainda não sabemos se o longa terá uma continuação, mas parece um projeto bem individual.

O filme estrela Joaquin Phoenix e já está recebendo diversos prêmios no mundo inteiro, além de ter chances reais no Oscar do próximo ano. No entanto, ainda teremos que esperar mais duas semanas até que o filme chegue aos cinemas brasileiros.

Na galeria abaixo, fique com imagens do filme:

Coringa chega aos cinemas no dia 3 de outubro.

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux