Capa da Publicação

Coringa – Diretor do Festival de Veneza diz que o filme “com certeza” vai concorrer ao Oscar!

Por Gus Fiaux

Em um mês, os fãs terão a oportunidade de testemunhar Coringa nos cinemas. No entanto, o filme já está sendo exibido – e exaltado – em alguns festivais no mundo todo. A repercussão está sendo ainda maior no Festival de Veneza, um dos grandes termômetros para o Academy Awards – o Oscar.

E poucas pessoas estão mais empolgadas com o longa do que Alberto Barbera, o diretor do festival italiano de cinema. Recentemente, ele conversou com o Deadline a respeito da repercussão do longa dirigido por Todd Phillips. De acordo com ele, o filme acertou em todas as suas decisões:

“Eu acho que eles fizeram uma ótima escolha. A escolha certa. O filme merece a recepção que está ganhando. Está indo além dos limites do gênero. A transformação de Joaquin Phoenix é espetacular e Todd Phillips fez um ótimo trabalho.”

Em seguida, ele falou um pouco sobre as chances do filme no Oscar. Para Alberto, não há discussão: o filme será indicado em algumas categorias – especialmente melhor ator, para Joaquin Phoenix, graças à sua transformação completa no personagem:

“As chances são muito boas. Com certeza, vai ser indicado.”

Por fim, Barbera foi questionado se o filme acabaria perdendo a chance de ser indicado – ou ganhar algo – por ser um filme baseado em quadrinhos, já que o Oscar ainda é bem resistente a esse tipo de produção. No entanto, o diretor do festival deixou bem claro que não acredita que isso seja um fator determinante:

“Eu não acho. A forma como [o filme] lida com esses elementos é inteligente. Não é algo simplista. Fatores sociais e outros fatores externos, combinados com o estado mental do personagem tornam esse um filme bem complexo. Essa é a força do filme. É um filme forte, inesperado e original. Mesmo tendo referências a filmes como ‘O Rei da Comédia’ e ‘Taxi Driver’, é um filme muito original.”

A recepção do filme está sendo monumental pela crítica especializada. Até o momento, o longa já conta com quase 90% de aprovação no Rotten Tomatoes. Além disso, é o longa deste ano que mais tem chances de concorrer ao Oscar, por ter uma proposta mais “séria” e por ser focado na transformação de Joaquin Phoenix no papel do Palhaço do Crime.

Na galeria abaixo, fique com imagens do filme:

Coringa chega aos cinemas no dia 3 de outubro.

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux