Capitão América – Marvel faz grande mudança no herói nos quadrinhos!

Capa da Publicação

Capitão América – Marvel faz grande mudança no herói nos quadrinhos!

Por Raphael Martins

Ao longo de várias décadas, o Capitão América passou por muitas mudanças nos quadrinhos, mudando de identidade, passando o escudo para frente, morrendo, voltando e até mesmo lutando pela Hidra. E agora é hora de mais uma mudança.

Em Captain America #12, lançada recentemente nos Estados Unidos, o roteirista e ativista Ta-Nehisi Coates fez com que o personagem passasse por mais uma transformação, uma consequência dos eventos ocorridos na saga Império Secreto.

A edição concluir o arco atual, chamado “Captain of Nothing” (“Capitão de nada”, em português livre), onde Steve Rogers é procurado por múltiplos assassinatos que ele não cometeu. Na verdade, esses crimes foram executados por um impostor, para fazer com que o público pensassem que o Capitão da Hidra visto em Império Secreto era o verdadeiro Capitão América.

Embora tenha fugido da prisão, Rogers ainda é procurado como um fugitivo, não podendo usar seu traje para agir como um herói sob o risco de ser preso novamente, ou até coisa pior. É então que, aconselhado por Sharon Carter, o herói decide aposentar sua famosa roupa e seu escudo, voltando a usar o mesmo traje da fase Steve Rogers: Super Soldado, publicada há quase 10 anos.

Para quem não conhece, o traje em questão foi adaptado para os cinemas em Capitão América 2: O Soldado Invernal, sendo a roupa que Chris Evans usa durante todo o primeiro ato do filme.

Esta não é a primeira vez que o Capitão América deixa seu nome e seu traje de lado. Nos anos 70, ele mudou completamente de visual e adotou a persona de Nômade, enquanto que nos anos 80 ele se tornou desiludido com o próprio governo e passou a agir apenas sob o nome de “O Capitão”.

Com isso, Ta-Nehisi Coates enaltece ainda mais o que o personagem significa, deixando claro que ninguém precisa estar envolto em uma bandeira ou com as cores de seu país para lutar por seus verdadeiros ideais. Isso se torna ainda mais forte nos últimos tempos, onde muitos americanos sentem que os ideais de seu país estão sendo pervertidos pelo comportamento de seus líderes.

Veja imagens de Captain America #12 na nossa galeria abaixo: