Boruto – Roteirista fala sobre representatividade LGBT nos mangás e animes!

Capa da Publicação

Boruto – Roteirista fala sobre representatividade LGBT nos mangás e animes!

Por Evandro Lira

O roteirista dos mangás de Boruto, Ukyō Kodachi, compartilhou seus pensamentos acerca da representação LGBT na ficção. Ele argumentou que os personagens LGBT devem existir nas histórias mesmo quando sua sexualidade não é importante para a trama.

O artista foi ao Twitter rebater um comentário que afirmava que a razão de não haver muitos personagens LGBT nos mangás e animes era porque aquele elemento não era fundamental para a história contada.

A partir disso, Kodachi escreveu:

“Não, isso não explica. Se isso fosse verdade, os personagens heterossexuais também não teriam motivos para serem heterossexuais. Se você olhar para o meu trabalho, há casos em que um personagem é LGBTQ mesmo quando isso não é trazido na história. É a mesma coisa que ter um personagem hétero, mesmo quando o enredo não se aprofunda neles.”

Kodachi explica que entender a orientação sexual de qualquer personagem é importante para que ele estabeleça a identidade e os detalhes daquela persona.

“Amar alguém é natural, e você não precisa necessariamente de uma razão para retratar algo que é parte da natureza”, continuou ele. “Você não ficaria incomodado se alguém lhe dissesse para não escrever personagens héteros, porque não há razão para eles serem héteros? Isso me incomodaria, afinal, mesmo pondo de lado a orientação sexual, você estabelece os personagens por meio de detalhes sobre eles.”

Para Kodachi, decidir a sexualidade de seus personagens é uma maneira de tornar o seu universo ficcional mais crível.

“Ah, mas não é como se eu decidisse a orientação sexual de meus personagens aleatoriamente como se eu estivesse jogando dados. Eu apenas decido se meus personagens são heterossexuais ou gays ou coisas assim mesmo quando esse não é o tema principal da história. Na minha opinião, faz com que o mundo que estou representando pareça mais natural e vivo.”

Ukyō Kodachi é conhecido por escrever o mangá Boruto: Naruto Next Generations e supervisionar o anime. Mas além disso, ele escreveu para várias outras séries animadas, como Chaos Dragon e The Case Files of Lord El-Melloi II.

Veja imagens da versão em anime de Boruto: Naruto Next Generations na nossa galeria:

Fonte: CBR