Capa da Publicação

X-Men: Fênix Negra – Diretor diz que o filme foi inspirado por “Logan”!

Por Gus Fiaux

No início do ano que vem, os fãs terão a possibilidade de testemunhar o que pode ser o último capítulo do Universo dos X-Men da Fox nos cinemas, graças ao lançamento de Fênix Negra. O longa teve seu primeiro trailer divulgado recentemente, prometendo uma história mais sombria e mais densa, com um foco bem intenso no psicológico dos Filhos do Átomo.

Recentemente, o diretor Simon Kinberg conversou com a Empire, e falou um pouco sobre as inspirações por trás do longa. De acordo com ele, a intenção sempre foi fazer um filme mais “realista e ousado”, citando Logan, do diretor James Mangoldcomo uma de suas principais fontes de comparação:

“A forma pela qual eu queria fazer esse filme era bem diferente da estética dos longas anteriores dos X-Men, nos quais eu sempre estive envolvido e me orgulho muito. Mas eu queria que fosse mais natural, mais ousado, mais artesanal e real. Eu me inspirei muito pelo que James Mangold fez com ‘Logan’, e sinto que pude trazer uma medida da estética desse filme para uma aventura intergaláctica e em maior escala, em um filme mais chocante, mais realista e mais emocional. Há um pé na realidade.”

Ele não apenas citou a inspiração de Logan, como também explicou que vários elementos do longa foram feitos de uma maneira “analógica”, levemente inspiradas pela estética e pela produção de Star Wars: Uma Nova Esperança:

“E então, todo o filme – desde os uniformes ao card do título, a produção do set, o X-Jato – tudo é mais analógico. Mais, digamos, como o filme original de ‘Star Wars’. Não tão analógico assim, mas os filmes que eu cresci amando todos tinham esse sentimento ousado, realista, legal e humano.”

De acordo com Kinberg, sua principal motivação foram várias colagens de imagens dos quadrinhos. Quanto aos trajes dos heróis – que finalmente parecem estar fiéis às HQs -, ele disse que trabalhou junto com Daniel Orlandi, o mesmo figurinista responsável pelo terceiro filme do Wolverine:

“Eu tinha um painel cheio das minhas imagens favoritas dos quadrinhos, e trabalhei com o nosso figurinista – que também esteve envolvido em ‘Logan’ – para criar algo que era incrivelmente fiel às HQs, mas que também tinha uma estética própria. Há pequenas nuances das animações, das HQs e de qualquer coisa que você, como fã, cresceu lendo ou assistindo.”

Até agora, o primeiro teaser nos passou a impressão de que o filme será bem mais dramático que qualquer outro longa da saga principal – especialmente por adaptar um arco tão denso quanto A Saga da Fênix Negra. No entanto, muitos fãs ainda estão desconfiantes com o longa… especialmente depois das várias comparações com X-Men: O Confronto Final. 

Abaixo, fique com algumas imagens do longa:

X-Men: Fênix Negra estreou nos cinemas dia 7 de junho de 2019.

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux