X-Men: Extermination – Revelado o destino dos Novíssimos X-Men!

Capa da Publicação

X-Men: Extermination – Revelado o destino dos Novíssimos X-Men!

Por Gus Fiaux

Apresentados em 2012, junto com a Nova Marvel, os Novíssimos X-Men sempre causaram polêmica. Em suma, eles são os cinco pupilos originais de Charles Xavier, “sequestrados” pelo Fera e levados ao presente, para que pudessem testemunhar o futuro dos mutantes e nunca destruíssem seu próprio presente. No entanto, as coisas complicaram quando os heróis não voltaram à sua linha cronológica original.

Isso revoltou muitos fãs e, de certa forma, a saga X-Men: Extermination veio para trazer uma conclusão definitiva para isso. A quinta edição foi publicada essa semana e já nos traz um encerramento satisfatório para a jornada desses heróis – que mudaram completamente, tornando-se personagens diferentes de suas contrapartes adultas.

Aqui, descobrimos que o jovem Cable sempre esteve tentando ajudá-los a fugir de Ahab, um caçador telepático muito mais poderoso que eles, vindo de um futuro alternativo. Foi justamente por isso, por exemplo, que ele cortou as asas “de fogo” do Anjo e as substituiu por asas de pena que pertenciam ao Mímico, um mutante que andava bem sumido dos quadrinhos- para que ele pudesse facilmente ser reencaixado em sua linha cronológica original.

Na edição, eles usam a ajuda de Cable para voltar ao passado e chegam pouquíssimos segundos depois que partiram junto com o Fera para seu futuro, e então Jean Grey insere um bloqueio mental em cada um deles, que só seria quebrado quando eles chegassem ao futuro onde estivessem enfrentando Ahab. Assim, eles são reinseridos à cronologia, como se nada tivesse acontecido.

Por outro lado, a Jean adulta se lembra instantaneamente de suas aventuras com os Novíssimos X-Men. Ela então usa as habilidades que a jovem Jean havia descoberto – e bloqueado junto com suas memórias -, combinando com outros poderes, e assim consegue finalmente deter Ahab.

No entanto, aqui finalmente temos o fim de um ciclo. Após seis anos de histórias com os novinhos, a saga Extermination chega ao fim e vai deixar saudades para alguns. Ao menos, é interessante notar como uma história que parecia ter se estendido bem mais do que poderia – ou deveria – acabou tendo um encerramento ao menos consistente.

Confira as imagens dessa edição na galeria abaixo:

X-Men: Extermination #5 está à venda nas bancas norte-americanas, sem previsão de publicação no Brasil.

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux