Supergirl: 3×15 – É hora de uma intervenção!

Capa da Publicação

Supergirl: 3×15 – É hora de uma intervenção!

Por Chris Rantin

O que me faz amar muito Supergirl é a maneira que a série constrói o relacionamento entre os personagens, toda a amizade e cumplicidade entre a Alex e a Kara foi o que me fez maratonar a série e continuar assistindo com um sorriso no rosto. Claro, a gente tem alguns relacionamento toscos que são forçados na trama dos personagens, mas em geral tudo acontece de forma muito orgânica, bonita e que faz você sinta todo o carinho e emoção que os personagens querem passar.

E foi justamente a relação entre os personagens que foi o foco deste episódio, dando destaque principalmente para os novatos Sam e Myr’nn, o pai de J’onn. Foi um episódio cheio de intervenções, escolhas difíceis e, é claro, o momento de lavar roupa suja e dizer tudo aquilo que estava entalado na garganta.

Como vocês se lembram, nossa querida e gentil Sam é também a perigosa e sanguinária Reino, ainda que a humana não se lembre das ações violentas que sua contraparte kryptoniana faz. A moça vivia tendo “apagões” onde Reino assumia o controle e seguia fazendo seus planos de bem, reunir as outras Arrasa-Mundos, as armas vivas criadas em Krypton, e matar pessoas que ela julgava serem merecedores desse fim.

Quando esses lapsos passaram a se tornar mais frequentes – e colocar a vida de Ruby, filha de Sam em risco – a moça pediu ajuda para Lena Luthor, sua chefe e amiga, que prometeu descobrir o que estava acontecendo. No último episódio, depois de um longo hiatus – que a razão para eu estar fazendo todo esse resumo já que muita gente não se lembrava desses detalhes da trama – vimos que Lena estava estudando Sam, que parecia estar inconsciente em alguma instalação tecnológica.

Conhecendo as origens de Lena, muita gente acreditou que ela finalmente estava se mostrando a vilã que muita gente acredita que ela seja. Outros, como eu, teorizaram que ela realmente sabia o que estava acontecendo já que ela também era uma Arrasa-Mundo, a perigosa Peste. Acontece que não é nenhuma dessas duas coisas.

Descobrimos no episódio que Lena realmente está desesperada para ajudar sua amiga, e que já descobriu toda essa história de que Sam e Reino são a mesma pessoa. Sim, por mais que às vezes ela se faça de sonsa, Lena é bem mais inteligente do que gosta de mostrar o que me faz pensar que ela já sabe que Kara Danvers é Supergirl.

Então é isso que eu ganho por pedir sua ajuda? Você pede ajuda a um oncologista e ele vai dizer que é câncer. Você pede ajuda a um cirurgião e ele vai te abrir. Você pede ajuda a um Luthor e ele vai dizer que você é um super-vilão…”

Foi bastante devastador ver a Lena sofrendo pelas coisas que Sam estava dizendo, especialmente porque sabemos como ela sofre por ser parte daquela família – e todas as vezes em que ela precisou lutar para que acreditassem que ela não era como seu irmão. Mesmo assim, dá pra entender porque Sam estava falando aquilo, afinal aquele era um momento bastante vulnerável e, convenhamos, qualquer pessoa normal ficaria extremamente irritada por pedir ajuda a um amigo e acordar presa em uma cela, sendo acusada de ser uma super-vilã.

Vendo que sua intervenção não estava dando tão certo quanto imaginava, Lena decidiu deixar seu lado Luthor a mostra, tendo uma abordagem mais direta com Sam e falando coisas cruéis para ela – chegando até mesmo a ameaçar tirar Ruby dela – tudo para fazer com que Reino finalmente aparecesse e sua transformação fosse filmada.

Toda a cena da Lena consolando a Sam depois que ela descobre a verdade foi incrivelmente bem feita e tudo que eu queria era poder abraçar elas e dizer que tudo ia ficar bem.

Importante ressaltar, no entanto, que Lena foi a única até agora que conseguiu parar Reino. Provando mais uma vez que se ela estivesse no time da Supergirl, a ameaça provavelmente teria sido neutralizada no instante em que apareceu na cidade. Mas agora com a Peste chegando, será que a nova Arrasa-Mundo vai ter alguma coisa a ver com a vilã deixando a “prisão” da Luthor?

Enquanto lidamos com toda essa jornada emocional, Supergirl estava aprendendo a ser uma toureira com Mon-El. Eu entendo que nesse ponto toda e qualquer vantagem contra as Arrasa-Mundo é bem vinda, mas sério, o elemento decisivo que vai fazer Kara vencer suas batalhas vai ser uma capa que agarra o braço dos inimigos? Algo que, sei lá, O BRAÇO DELA pode fazer?

Ainda que não esteja satisfeito com essa trama, o encontro dos dois foi importante para que Kara finalmente falasse umas verdades para o Mon-El. Sim, agora ele é fofinho e tudo mais, mas o cara foi um grande babaca quando chegou na série e a única razão para a Kara não ter se dado conta de como o relacionamento deles era errado foi, como ela mesmo admitiu, o fato de que ela passou tempo demais sentindo falta dele e romantizando os dois juntos.  

Foi um belo momento para os fãs já que, por mais que os shippers não reconheçam, Mon-El era um grande babaca. Caso a série realmente faça os dois voltarem a ficar junto (o que eu abomino com todo meu coração) é importante que todo esse confronto tenha acontecido, tipo quando você precisa tirar o veneno do seu organismo para começar a se curar. Mesmo que eles não fiquem juntos romanticamente, a amizade deles com toda certeza foi fortalecida por isso.

Claro, esse ataque de verdades da Kara não veio por nada. Toda a irritação e fúria foi causada por Myr’nn, que estando com demência, perdeu o controle dos seus poderes e acabou influenciando todo mundo ao seu redor a ter um dia de fúria – gerando cenas incríveis com a Alex e seus bastões elétricos lutando contra todo mundo, então o surto do marciano não foi de todo ruim…

Essa situação delicada de Myr’nn e, principalmente, do fato de que J’onn J’onzz precisava fazer a difícil escolha de anular os poderes do seu pai para que ele não machucasse os outros e a si mesmo foi bem emocionante, sendo um drama muito bem trabalhado. Era possível ver todo o conflito de J’onn e realmente sentir todo o amor e afeto que sua família do DEO tinha por ele.

O discurso da Kara para Myr’nn inclusive é a melhor definição do que a Supergirl representa. Mais do que força e super-poderes, ela é um símbolo de esperança e compaixão.

“Ei, eu to aqui. Você está bem. Eu sei o quão difícil é quando tudo que a gente acredita ser verdade muda. Mas às vezes tudo que podemos fazer é aceitar como as coisas são e tirar o melhor disso.”  

Fora que qualquer pessoa que já precisou lidar com os problemas de saúde de alguém da família um tanto mais velho, ou alguém que precisava de cuidados especiais, sabe o quão difícil momentos assim podem ser, e como tudo que você quer é proteger e cuidar daquela pessoa, mesmo que ela esteja sendo difícil e teimosa naquele momento. Em situações assim o melhor a se fazer é ser paciente e tentar explicar o que está acontecendo, exatamente como Kara e J’onn fizeram.

Enfim, acho que já me alonguei demais aqui, mas é que esse episódio simplesmente foi maravilhoso e eu não conseguiria fazer uma review mais curta. Mas o que vocês acharam do episódio? Comentem!

Agora, depois dessa montanha-russa emocional, as coisas devem ficar ainda piores para os nossos heróis, pois a Peste está chegando!

Confira abaixo a nossa galeria sobre a série:

Supergirl vai ao ar toda segunda-feira na The CW, as reviews do episódio saem toda quarta-feira aqui na LH!