Roteirista de Pantera Negra acha que filme do Homem de Ferro não faria sucesso hoje em dia!

Capa da Publicação

Roteirista de Pantera Negra acha que filme do Homem de Ferro não faria sucesso hoje em dia!

Por Felipe Vinha

Sinal de treta entre os nomes que produzem o Universo Cinematográfico da Marvel? Não é para tanto. Em um painel que debatia a ciência dos super-heróis no evento SXSW 2018, no último final de semana, o co-roteirista de Pantera Negra, Joe Robert Cole, levantou uma questão interessante sobre o primeiro filme do Homem de Ferro, que estreou em 2008 e deu início a este universo que conhecemos hoje. Ele faria sucesso, se fosse lançado em pleno 2018?

Vale lembrar que, naquela época, Tony Stark foi apresentado como um homem branco, rico, esnobe, desrespeitoso e pouco preocupado com os que estavam em sua volta – além de termos o fato de que ele era um comerciante de armas. Apenas com o tempo o personagem foi mudando, ainda que mantenha boa parte destas características, mesmo nos dias atuais.

Cole deu uma declaração em referência ao atual presidente dos EUA, Donald Trump, comparando suas atitudes com as de Tony Stark, naquela época:

“Pense no momento onde estamos agora, com esse presidente muito vazio, sem inteligência, e com o nosso mundo se quebrando por conta disso. Volte e pense de novo em Tony Stark, sendo ele meio babaca e tudo bem. Se aquele personagem, Stark, fosse criado em um filme hoje, imagino se a resposta não seria ‘Oh, tudo bem se ele é meio babaca e desrespeitoso com mulheres… Tudo bem’. Acho que estamos em um lugar bem diferente. E eu acho que é um lugar melhor.”

Ao longo destes 10 anos de Universo Marvel, muita coisa mudou – e não apenas na Marvel. Ainda que tenhamos tido representações problemáticas de mulheres e minorias em alguns longas, tivemos lançamentos de produções como Mulher-Maravilha e Pantera Negra. Cole participou do painel ao lado de Nicole Pealrman, que é co-roteirista de Guardiões da Galáxia e também de Capitã Marvel, outro filme que deve vir para reforçar este novo cenário.

Você concorda com a ideia do escritor? Acha que o primeiro longa de Tony Stark deveria ser bem diferente, se fosse lançado em 2018? Ou ele sequer existiria?

Confira abaixo nossa galeria sobre o próximo grande filme da Marvel: Vingadores: Guerra Infinita!

Fonte: Screen Rant

Imagem de perfil
sobre o autor Felipe Vinha

Já tentei salvar o mundo de uma invasão alienígena, mas hoje me contento em ser jornalista. Gosto de quadrinhos e suas adaptações na TV ou cinema, animes, tokusatsu, games (de luta principalmente) e tecnologia. Vamos trocar uma ideia no Twitter @felipevinha