Capa da Publicação

Produtora da Marvel Studios quer que cada comunidade seja representada nos filmes!

Por Gus Fiaux

Quando falamos de Hollywood atualmente, uma das maiores preocupações de todos os estúdios e produtoras é a representatividade. Ao fugir do modelo tradicional e apresentar diferentes etnias, credos, culturas e orientações sexuais, os filmes podem alcançar um público ainda maior, ávido por enxergar a si próprio no cinema. E a Marvel Studios sabe muito bem disso.

A produtora Victoria Alonso conversou com a BBC, onde falou um pouco sobre a inclusão em filmes do Universo Cinematográfico da Marvel. De acordo com ela, a ideia é que os filmes representem todas as comunidades culturais do mundo:

“Você não tem esse sucesso se o mundo todo não ver o seu produto. Então nós estamos determinados a representar cada uma dessas pessoas em nossos filmes, de alguma forma, em algum momento.”

Alonso também falou quais eram os desafios ao representar em uma escala de produção pequena, com poucos filmes sendo lançados por ano. Ainda assim, ela disse que essa é uma das prioridades do estúdio:

“Agora, nós só fazemos dois ou três filmes por ano, então é difícil de ter em cada um – mas é certamente uma das coisas que temos em nossa mente o tempo todo.”

Alonso então falou um pouco sobre cada comunidade que ela acha que poderia ser representada devidamente nos cinemas. Como parte de comunidades minoritárias, ela gostaria de ver latinos, LGBTQs e asiáticos ganhando mais espaços no Universo Cinematográfico da Marvel:

“Eu acho que nós não representamos a comunidade latina, no geral. Eu acho que é algo que poderíamos fazer melhor. Eu sou latina, posso te dizer que estou ansiando por isso. A comunidade gay não foi representada de nenhuma forma até então. Eu sou gay, então posso te dizer que também anseio por isso. Também não acho que representamos bem a comunidade asiática. Eu acho que já tivemos alguma representação, mas foi mínima – e nós gostaríamos de representar de uma forma grande.”

Isso é algo que outros representantes da Marvel Studios já falaram no passado. Kevin Feige já deixou bem claro, diversas vezes, suas intenções de trazer mais inclusão para os filmes do estúdio. E com o sucesso de longas como Pantera Negra, essa é uma realidade cada vez mais próxima.

Na galeria abaixo, confira imagens de Capitã Marvel, o próximo filme da Marvel Studios:

Capitã Marvel chega aos cinemas em março de 2019.

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux