O Rei Leão – Disney é acusada de apropriação cultural pelo uso da frase “Hakuna Matata”!

Capa da Publicação

O Rei Leão – Disney é acusada de apropriação cultural pelo uso da frase “Hakuna Matata”!

Por Guilherme Souza

Depois de anos de uso na trilha sonora de O Rei Leão, a Disney está sendo acusada de apropriação cultural por conta da patente da frase Hakuna Matata.

Segundo uma matéria feita pelo canal Fox News, o ativista do Zimbábue conhecido como Shelton Mpala, abriu uma petição no Change.org pedindo que a Disney abandone a patente da frase, pois alega que a empresa está usando de apropriação cultural e seguindo linhas similares à do colonialismo.

“Hakuna Matata tem sido usada pela maioria dos países que fala a língua Kiswahili, tais como Tanzânia, Kenya, Uganda, Ruanda, Burundi, Moçambique, e a República Democrática do Congo,” afirma a petição. “A Disney não pode ser permitida a patentear algo que eles não inventaram.”

A Disney iniciou o processo de patente da frase pouco depois do lançamento do filme animado de 1994, contudo, a patente só foi aprovada no ano de 2003. Com o recente anúncio do lançamento do filme em live-action, o assunto sobre a patente voltou à tona e diversos nativos das regiões citadas acima resolveram se mobilizar.

“Muitos dos que falam a língua Swahili ficaram extremamente chocados, eles não tinham ideia de que isso estava acontecendo,” disse Mpala à BBC. “Tendo crescido no Zimbabwe, eu sempre entendi que a língua de uma cultura era sua maior riqueza.” 

Até o momento da publicação desta matéria, a petição já contava com mais de 52 mil assinaturas. A Disney ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Fique com imagens do filme em live action de O Rei Leão.

Fonte: CB

Imagem de perfil
sobre o autor Guilherme Souza

Outra grande manchete: 'Água, molhada!'