Capa da Publicação

O Cavaleiro das Trevas – Final original da HQ seria bem diferente!

Por Gus Fiaux

Não há HQ que tenha mudado mais o status quo de um personagem quanto O Cavaleiro das Trevas. Com essa graphic novel, o Batman ganhou uma nova presença na DC Comics, e suas aparições nos cinemas seriam altamente influenciadas pela obra inspiradora publicada em 1986.

Recentemente, Frank Miller e seu frequente colaborador, o desenhista e colorista Klaus Janson, estiveram presentes na Comic Con de Londres, onde puderam relembrar um pouco da clássica obra e responder perguntas de fãs. De acordo com Janson, ele teve que mudar vários painéis, uma vez que Miller sempre mudava de ideia a respeito do andamento da história.

Em determinado momento, Miller revelou que o final seria bem diferente do que acabou sendo publicado. De acordo com ele, no fim, o Batman morreria durante uma troca de tiros com a polícia. Seria um final sombrio e trágico, mas bem poético considerando a proposta do Cavaleiro das Trevas do autor.

O que o fez mudar de ideia? A presença do Superman. Em vez de morrer em um confronto policial, Bruce Wayne enfrentou Clark Kent, uma peça manipulada pelo governo norte-americano. E em vez de morrer, ele acabaria forjando sua própria morte, retornando nas subsequentes continuações.

Na galeria abaixo, veja imagens de Dark Knight III, a conclusão da trilogia de Miller:

O Cavaleiro das Trevas está à venda nas bancas brasileiras, em uma edição de luxo publicada pela Panini Comics.

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux