Legion 2×10 – Heróis e vilões!

Capa da Publicação

Legion 2×10 – Heróis e vilões!

Por Lucas Rafael

Resta apenas um episódio para concluirmos a segunda temporada de Legion, que gastou boa parte de seus episódios aprofundando seu personagens através de tramas minimalistas ou preparando terreno para um embate entre Amahl Farouk e David Haller, um dos telepatas mais poderosos do mundo,  Mutante nivel Ômega com uma incrível capacidade de destruição em massa. É fácil entender como tais poderes podem ser perigosos caso estivessem na mão errada, e é justamente esse um dos temas centrais de Chapter 18: E se David for a pessoa errada?

Aquele velho discurso do bem e mal ser uma questão de perspectiva está presente em peso no episódio: após Syd ser pescada para o fundo de um poço no meio do deserto, David passa por uma busca incessante atrás de sua amada, o que o leva até Oliver Bird, atual hospedeiro do Rei das Sombras. Enquanto David tortura Oliver incessantemente para descobrir o paradeiro e situação de Syd, Melanie, em uma espécie de túnel subterrâneo, mostra tanto para a personagem tanto quanto ao espectador uma outra faceta de David: a que gosta de infligir dor e sofrimento, de maneira sádica.

A estratégia do episódio em pintar David como um maníaco é manjada, mas funciona, ainda mais após a introdução que mostra o personagem em seu visual clássico dos quadrinhos, uma referência bacana que estabelece um tom ominoso das mudanças por vir.

Chapter 18 condensa o que há de melhor em Legion: suas nuances de terror são efetivas com a presença macabra do Minotauro, existe uma cena de ação envolvente com a personagem de Kerry contra monges que saem de um buraco. O episódio mostra como a série de Noah Hawley equilibra habilmente elementos fanfarrões de filme B sem sacrificar a seriedade da trama, algo único de se assistir.

Por fim, Melanie acaba convencendo Syd de que David Haller, o Legião, é de fato o vilão, e que Amahl Farouk será uma força do bem no embate por vir. Falando em Farouk, ele retorna ao seu corpo original, renascendo de um caixão em forma de ovo banhado por uma luz dourada.

Ao voltar para a vida, Farouk prontamente apaga os membros da Divisão 3 e remove a única coisa que poderia neutralizá-lo no deserto. É um episódio divertido, alucinante e tenebroso que alterna entre diversos gêneros de maneira orgânica e prepara território de maneira magistral para o episódio final: David irá abraçar seus impulsos sombrios e virar Legião, o destruidor de mundos, com o terceiro ano da série tendo seu protagonista como antagonista, ou será que as coisas serão diferentes? Só aguardando pra descobrir.

Enquanto isso, Legion continua sendo um evento imperdível no mundo das séries heroicas, apresentando um mundo onde moças se digladiam contra um minotauro, androides de corpo feminino embigodados e monges caminham por desertos e uma Aubrey Plaza de olhos azuis empunha um rifle em dunas desérticas. Deem a audiência que a série merece, por favor.

Veja imagens da segunda temporada de Legion em nossa galeria:

Legion é exibido toda quinta-feira, 22h30, no FX.