Kingsman: Serviço Secreto – Fox é processada por plágio devido o filme!

Capa da Publicação

Kingsman: Serviço Secreto – Fox é processada por plágio devido o filme!

Por Gus Fiaux

Kingsman é a nova franquia da Fox, encabeçada pelo diretor Matthew Vaughn e baseada em quadrinhos homônimos de Mark Millar. A trama segue Eggsy, enquanto ele descobre sua vocação como um super-espião ao ser convidado para participar de um grande serviço secreto britânico. E agora, a Fox pode ser processada por plágio em relação à história do primeiro filme.

Segundo informações divulgadas pelo The Hollywood Reporter, o roteirista R. Spencer Balentine afirma fielmente que Kingsman: Serviço Secreto, de 2014, é inspirado em um roteiro escrito por ele em 2003, intitulado The Keepers. Ele submeteu esse roteiro em um concurso em 2004, e a trama foi aprovada para se tornar uma história em quadrinhos pela Dabel Brothers Productions. 

Balentine disse que o roteiro caiu nas mãos dos produtores e roteiristas de Kingsman após um acordo de publicação entre a Marvel e a Dabel Brothers. A partir daí, eles supostamente teriam usado ideias e tramas presentes no roteiro do autor. No texto do processo judicial, o advogado de Balentine escreve:

“O filme é supostamente baseado em uma série de quadrinhos originalmente intitulada The Secret Service, publicada pela primeira vez em 2012 pela Icon Comics (uma divisão da Marvel) e escrita por Mark Millar. No entanto, vários aspectos-chave do filme não aparecem na HQ, mas estão presentes no roteiro [de Balentine], como por exemplo, no quadrinho, não há referência aos Cavaleiros da Távola Redonda, nenhum cachorro de estimação pequeno para o protagonista, nenhum uso de hologramas e o tema geral do quadrinho é sobre o serviço público, em vez de um indivíduo superando origens humildes para alcançar grandeza.

Além de tudo isso, o roteirista ainda diz que o estúdio copiou traços marcantes de seus personagens, desde preferências alcoólicas até vulnerabilidade aos ataques de pânico. Segundo ele, a trama do filme também bebe de momentos importantes de seu roteiro, que envolvem a candidatura à participação em uma elite secreta e o sequestro de dignatários estaduais. O estúdio até agora não se manifestou sobre o assunto.

Abaixo, confira algumas imagens do segundo filme da franquia, lançado no ano passado:

Kingsman: O Círculo Dourado está disponível em DVD e Blu-Ray.