Capa da Publicação

Homem-Aranha: Miles Morales – Escritor das HQs responde comentários racistas!

Por Gus Fiaux

O público de quadrinhos, apesar de ser considerado bem progressista, ainda é inundado de muitas pessoas intolerantes e com más intenções. A mais recente polêmica começou quando Saladin Ahmed, um escritor árabe, assumiu os quadrinhos de Miles Morales. A partir daí, o artista passou a receber centenas de comentários racistas e xenofóbicos, devido à sua nacionalidade. No entanto, ele partiu para o contra-ataque com uma publicação no Twitter.

tweet recriava a clássica música do Homem-Aranha, mas respondendo aos diversos comentários negativos e críticas de teor racista que o escritor recebeu nos últimos meses, principalmente por ser árabe. Vale lembrar que Ahmed conseguiu grande prestígio na Marvel, com seu título solo do Raio Negro tendo ganhado um Prêmio Eisner:

“Homem-Aranha, Homem-Aranha / Cara árabe escrevendo o Homem-Aranha / Intolerantes choram, mas fazer o quê? / Chorões racistas, vão para o inferno / Olhe só, o Homem-Aranha não é seu.”

Mas não foi apenas com esse tweet satírico que o roteirista se pronunciou. Ele também continuou a thread com outros comentários, explicando:

“Para todos que estão perguntando: sim, isso é absolutamente sobre o fato de eu receber, todos os dias, comentários de m*erda de pessoas de m*rda. E embora essas pessoas não façam valer a pena a interação individual, é bom simplesmente dizer em voz alta: ‘Eu estou escrevendo bons quadrinhos que as pessoas gostam e estou ganhando trabalhos cada vez maiores com isso, então podem ficar no seu cantinho’.”

Não é a primeira vez que escritores recebem milhares de comentários racistas por conta de suas origens. Até mesmo G. Willow Wilson, criadora de Kamala Khan, a atual Miss Marvel – e uma das personagens mais queridas da Marvel nos últimos anos – recebeu um intenso boicote por ser muçulmana. Para se ter uma ideia, Ahmed precisou desativar as respostas ao tweet, pois começou a receber ataques ainda piores.

Confira abaixo a capa da primeira edição de Miles Morales: Spider-Man:

Miles Morales: Spider Man será publicada em dezembro, ainda sem previsão de lançamento no Brasil:

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux