Capa da Publicação

Guerra contra Netflix faz cinemas internacionais usarem três telões para atrair público!

Por Gus Fiaux

O constante crescimento de serviços de streaming como a Netflix, Hulu e até mesmo as novas plataformas desenvolvidas por cada estúdio de cinema tem tirado cada vez mais o público das salas de cinema. Isso tem forçado os exibidores e os envolvidos na área a procurarem novas formas de atrair a atenção do público. Assim sendo, uma nova tecnologia está sendo implementada para chamar mais pessoas para os cinemas.

De acordo com a CBS News, a rede Cineworld está lançando mais de 100 salas de cinema com a tecnologia ScreenX Solution no Reino Unido – uma investida que deve se espalhar por outros países da Europa e até mesmo para os Estados Unidos em breve. Basicamente, o modelo exibe o filme em três telas: uma central, onde toda a ação acontece, e duas laterais, onde também há resquícios do que se passa no meio.

Esse modelo fez um grande sucesso na Coréia do Sul – onde foi criado – e desde então, está viralizando em alguns países do continente asiático. É uma chance de trazer um público maior para os cinemas, devido à novidade da tecnologia e até mesmo ao tamanho das salas, que são relativamente maiores que uma sala de exibição convencional.

No entanto, não é a primeira vez que esse tipo de recurso é utilizado. Entre as décadas de 50 e 60, havia o Cinemascope – uma tela curva e bem mais larga, cuja exibição captava todo o campo de visão do público, em qualquer posição que estivesse na sala. No entanto, os custos foram grandes demais e o modelo caiu em desuso, apesar de alguns cinemas ainda o utilizarem nos EUA.

Resta-nos esperar para saber se as novidades serão bem-recebidas. É importante perceber que, para que esse modelo funcione, os cineastas precisarão investir em novas tecnologias de filmagens, para que todas as três telas possam ser ocupadas igualmente. E isso pode acabar sendo um dos pontos mais negativos em relação à tecnologia – já que, assim como o Cinemascope, também aumentaria os gastos.

Enquanto isso, você pode dar uma conferida nos 10 melhores filmes para se ver na Netflix:

Ainda não temos informações sobre a possível vinda do modelo ScreenX Solution para o Brasil.

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux