Grant Morrison explica sua rixa com Alan Moore e Watchmen!

Capa da Publicação

Grant Morrison explica sua rixa com Alan Moore e Watchmen!

Por Guilherme Souza

Em uma recente entrevista, o escritor Grant Morrison falou um pouco mais de sua rixa com Alan Moore e os motivos que fazem com que ele não goste de Watchmen, HQ escrita por Moore.

Tod mundo sabe que Alan Moore e Grant Morrison não se entendem muito bem e possuem uma rixa pública na indústria de quadrinhos. A diferença entre os quadrinistas começou inicialmente por críticas feitas por Morrison a Watchmen, uma das obras mais famosas de Moore, mas parece que mesmo depois de tantos anos, o assunto ainda impede os dois se reaproximarem.

Em uma recente entrevista com o io9, Morrison falou um pouco mais dos motivos que fazem com que ele não goste de Watchmen, criticando principalmente a simplicidade narrativa dos personagens.

“O fato de nenhum dos personagens poder ser mais inteligente que o autor, isso realmente me deixa louco,” diz Morrison. “O homem mais inteligente do mundo é um idiota. Ele faz um plano por toda a sua vida que se desfaz em um instante no final da história. O psiquiatra se senta com o Rorschach por cinco minutos e o Rorschach conta para ele uma história super banal sobre como ele se tornou um vigilante e o psicanalista entra em parafuso. Se você é um psicanalista criminal, que lida com homens na prisão, você ouviu um milhão dessas histórias. É tudo para fazer um ponto específico sobre como o mundo real não é como os super-heróis dos quadrinhos.”

Mesmo que não se arrependa de suas opiniões, Morrison afirma que não guarda ressentimentos de Moore e que não alimenta uma rixa entre os dois, chamando apenas de um “desentendimento recorrente”.

“Eu não tenho nada a ver com ele e ele não tem nada a ver comigo,” disse ele. “Muitos fãs de quadrinhos gostam de pensar que existe uma rixa, mas uma rixa precisaria envolver o interesse das pessoas em questão.” 

O quadrinista finaliza afirmando que ele e Moore são pessoas muito parecidas e muito diferentes ao mesmo tempo e que um desentendimento entre eles é algo perfeitamente normal.

Fique com imagens dos bastidores da série Watchmen que está sendo produzida pela HBO:

Imagem de perfil
sobre o autor Guilherme Souza

Outra grande manchete: 'Água, molhada!'