Capa da Publicação

Filmes de super-heróis podem finalmente ser reconhecidos pelo Oscar!

Por Gus Fiaux

Já não é de hoje que o público se revolta com o Academy Awards – ou o Oscar – pela forma como a premiação costuma esnobar blockbusters e outras produções maiores. No entanto, uma mudança está vindo para chacoalhar a cerimônia, nos dando finalmente a chance de ver algum filme de super-herói sendo indicado em uma das categorias principais.

Recentemente, aconteceu a votação para o diretor da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas – e John Bailey, um popular diretor de fotografia, foi re-eleito no cargo. Contudo, devido à queda brusca de audiência da cerimônia nos últimos anos, uma nova série de medidas está sendo tomada para que o público volte a ficar interessado na premiação.

Entre essas medidas, está a criação de uma nova categoria, intitulada “Melhor Filme Popular”. Basicamente, a ideia é que essa categoria seja dedicada a filmes blockbuster, com grandes orçamentos e bilheterias. Assim sendo, longas de super-heróis terão agora uma chance garantida, assim como outras franquias grandes, como Velozes e Furiosos, Star Wars e até mesmo Animais Fantásticos. 

Além disso, outras decisões foram tomadas, como por exemplo, suspender a exibição televisionada da entrega de algumas categorias. Ou seja, prêmios menores serão entregues nos momentos de intervalo comercial, e só serão anunciados na televisão ao final da premiação.

Por enquanto, a decisão tem causado controvérsias na internet. Fica nítida a expectativa da Academia de não nomear filmes grandes para a categoria de Melhor Filme, por exemplo – pois isso é algo que já aconteceu anteriormente, com a criação das categorias de Melhor Filme de Animação Melhor Filme Estrangeiro. Ainda assim, é uma chance de finalmente vermos blockbusters tendo espaço no Oscar, algo que é bem raro até hoje.

É preciso lembrar que a votação oficial para isso ainda não foi feita. Isso significa que essas mudanças podem acabar não acontecendo. Contudo, como a Academia está realmente disposta a levantar os números de audiência de sua premiação, faz sentido que essas novidades passem a vigorar nos próximos anos. Vale ressaltar também que essas mudanças só devem ser validadas após a premiação do ano que vem, a partir de 2020. Ou seja, ainda não veremos Pantera Negra concorrendo a Melhor Filme Popular, por exemplo.

A seguir, fique com artes conceituais de Pantera Negra, um dos fortes candidatos à premiação no ano que vem!

A nonagésima primeira edição do Academy Awards vai acontecer em fevereiro, no ano que vem.

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux