Estudo revela que heróis são mais violentos que os vilões!

Capa da Publicação

Estudo revela que heróis são mais violentos que os vilões!

Por Lucas Rafael

Graça às adaptações de quadrinhos, temos bem definido em nossa psique os conceitos de vilão e herói, protagonista e antagonista. Mas e se estivermos idolatrando os modelos errados? Acontece que, segundo uma nova pesquisa da Pennsylvania State University, heróis são bem mais violentos que os vilões.

A pesquisa aponta que, dependendo da sua perspectiva e balança moral, os protagonistas não são bonzinhos. Os dados mostram com clareza que heróis podem até se dizer os detentores da razão e símbolos dos valores morais, porém, são eles também que desferem o maior número de atos violentos. Muito mais do que os vilões.

O estudo levou em conta 10 dos filmes de super-heróis com mais bilheteria abrangendo 2015 e 2016, tanto títulos da DC quanto Marvel, o que faz com que filmes como Vingadores: Era de Ultron, Esquadrão Suicida e Batman Vs. Superman sejam parte da pesquisa. Assistindo aos longas, a equipe mensurou as atitudes de protagonistas e antagonistas, encontrando assim um resultado curioso.

Os heróis contam com cerca de 23 atos violentos por hora, enquanto vilões emplacaram apenas 18. Os protagonistas também são vistos lutando com maior frequência, usando armas letais e destruindo propriedade pública com mais frequência que os vilões.

Um dos dados mais surpreendentes revela que heróis cometem assassinato em uma taxa muito maior do que a dos vilões, resultando em 168 para 93. No entanto, os malvados vencem na categoria “intimidação/bullying/tortura”, registrando 237 ocorrências para apenas 144 dos heróis.

Os pesquisadores até se declararam sobre, na opinião deles, o que estes números expõem:

“Crianças e adolescentes enxergam heróis como os ‘caras bons’ e podem ser influenciados por sua retratação de atos de risco e violência. Provedores de cuidado pediátrico devem educar famílias sobre a violência retratada neste gênero de filmes e os perigos potenciais que podem ocorrer aos pequenos que tentarem emular estes ‘heróis'”.

E aí, o que você achou desta pesquisa? Comente!

Em tempo, confira também:

Via: CB

Imagem de perfil
sobre o autor Lucas Rafael

Redator. Entusiasta de coisas demais